Ouvindo...

Projeto de lei proibindo armas de gel em Juiz de Fora inicia tramitação na Câmara dos Vereadores

Após ser apresentado em plenário, proposta será analisada nas Comissões do Legislativo

As armas de gel, também conhecidas como gel blasters, que viraram febre entre adultos e crianças, podem estar com os dias contados em Juiz de Fora.

Foi apresentado no plenário da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (2), pelos vereadores Julinho Rossignoli (PP) e Sargento Mello Casal (PL), o projeto de lei sobre a proibição de armas de gel na cidade.

A proposta segue agora para as comissões para os devidos pareceres até a retornar para votação no plenário da Câmara Municipal.

De acordo com um dos autores do Projeto de Lei, o Vereador Sargento Mello Casal, as armas de gel têm causado um caos urbano, assustando a população e as forças de segurança pública.

“A coisa de imediato que nós estamos verificando em alguns bairros, principalmente a população tem feito contato conosco, é respeito daquelas arminhas de gel. Esse projeto é de suma importância, porque está trazendo aí um caos urbano. As pessoas estão ficando assustadas com isso, as forças de segurança estão assustadas com isso. E qual é a intenção dessas arminhas? Então nós temos que verificar se é um treinamento aos nossos jovens levando para o
lado errado ou se realmente é somente uma brincadeira. Então essa é a nossa prioridade agora nesse primeiro mês.”

Na justificativa dos parlamentares, a aparência das armas de gel blasters, muitas vezes similar à de armamentos reais, pode levar à confusão, gerando situações de risco tanto para os cidadãos quanto para as forças de segurança pública. Além disso, o uso dessas armas por crianças e adolescentes, representa um perigo significativo, resultando em lesões físicas ou psicológicas.

Pela proposta, caso seja aprovada no plenário da Câmara Municipal e sancionada pela prefeita Margarida Salomão, pessoas ou estabelecimentos que fabricarem ou comercializarem os dispositivos terão que pagar multa de R$ 5 mil. Se cometer duas vezes a infração, a multa será de R$ 10 mil. Já quem utilizar as armas, terá o material apreendido.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Márcio Santos é jornalista e locutor. Como repórter, participou de várias jornadas esportivas pela Itatiaia e também tem passagens pelas rádios CBN, Globo, Solar e jornal Tribuna de Minas.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.
Leia mais