As armas de gel, também conhecidas como gel blasters, que viraram febre entre adultos e crianças, podem estar com os dias contados em Juiz de Fora.
Foi apresentado no plenário da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (2), pelos vereadores Julinho Rossignoli (PP) e Sargento Mello Casal (PL), o projeto de lei sobre a proibição de armas de gel na cidade.
A proposta segue agora para as comissões para os devidos pareceres até a retornar para votação no plenário da Câmara Municipal.
De acordo com um dos autores do Projeto de Lei, o Vereador Sargento Mello Casal, as armas de gel têm causado um caos urbano, assustando a população e as forças de segurança pública.
“A coisa de imediato que nós estamos verificando em alguns bairros, principalmente a população tem feito contato conosco, é respeito daquelas arminhas de gel. Esse projeto é de suma importância, porque está trazendo aí um caos urbano. As pessoas estão ficando assustadas com isso, as forças de segurança estão assustadas com isso. E qual é a intenção dessas arminhas? Então nós temos que verificar se é um treinamento aos nossos jovens levando para o
lado errado ou se realmente é somente uma brincadeira. Então essa é a nossa prioridade agora nesse primeiro mês.”
Na justificativa dos parlamentares, a aparência das armas de gel blasters, muitas vezes similar à de armamentos reais, pode levar à confusão, gerando situações de risco tanto para os cidadãos quanto para as forças de segurança pública. Além disso, o uso dessas armas por crianças e adolescentes, representa um perigo significativo, resultando em lesões físicas ou psicológicas.
Pela proposta, caso seja aprovada no plenário da Câmara Municipal e sancionada pela prefeita Margarida Salomão, pessoas ou estabelecimentos que fabricarem ou comercializarem os dispositivos terão que pagar multa de R$ 5 mil. Se cometer duas vezes a infração, a multa será de R$ 10 mil. Já quem utilizar as armas, terá o material apreendido.