Com a enorme polêmica em torno da eleição presidencial na Venezuela, o país volta ao centro das discussões na América do Sul e até em outras partes do mundo.
Nicolás Maduro, no poder desde 2013, foi proclamado reeleito antes da divulgação das atas de votação. O principal opositor nas urnas foi Edmundo Gonzales. O partido da oposição denunciou fraude na disputa e afirmou que Gonzales venceu com 73% dos votos.
Após a eleição, houve uma série de protestos contra a vitória de Maduro. A líder opositora, María Corina Machado, denunciou 16 mortes desde domingo (28).
Afinal de contas, por que a Venezuela está em muitos momentos no epicentro de polêmicas? O País vive ou não vive uma ditadura? Nicolás Maduro, depois de vencer, destacou a importância do que considera democracia no País.
Qual é a real importância da Venezuela para a América do Sul, para as grandes potências mundiais e para países aliados, como Rússia e China? Tem a ver com petróleo, armas, ouro ou drogas?
Para responder a essas perguntas, Eustáquio Ramos e Kátia Pereira, receberam no Palavra Aberta Digital o professor do Curso de Relações Internacionais do IBMEC, o sociólogo Lucas Azambuja.
O podcast
O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.