Ouvindo...

Times

Mineira cria vakinha para abrir primeira pão de queijaria em Portugal; saiba como doar

Mineira de Patrocínio, no Triângulo, a ideia surgiu da saudade do conforto e aconchego de Minas Gerais

Imagina ter um cantinho mineiro a quase 7.500km de Minas Gerais? Pois é, esse é o objetivo da publicitária e confeiteira Eduarda Meireles, que quer abrir a primeira pão de queijaria em Lisboa, Portugal.

Eduarda, de 32 anos, contou à Itatiaia que mora em Portugal desde 2017 e sempre sentiu saudades do aconchego de Minas. Natural de Patrocínio, no Triângulo Mineiro, Eduarda foi criada pela avó e cresceu vendo ela preparar vários quitutes tradicionais. Por isso, ela quer levar o conforto do cafezinho mineiro para terras europeias.

“A intenção é que seja mais que uma pão de queijaria. A intenção é colocar Minas dentro de Lisboa. Quero mostrar que a cultura de Minas, a gastronomia, a música, a poesia são incríveis”
Eduarda Meireles

Eduarda foi para Portugal para fazer mestrado, mas acabou fazendo um curso de confeitaria e, na pandemia, fundou a Matuta, uma loja de bolos e quitandas sob encomenda. A loja surgiu da saudade das quitandas da avó mineira e são vendidos bolos de fubá, de laranja, biscoitos de coco e queijo, pão de queijo, entre outras coisas para fazer o famoso cafezinho mineiro.

Leia também

De onde veio a ideia da “Pão de Quê?”

A ideia da pão de queijaria surgiu após a vinda de Eduarda para Belo Horizonte durante as férias. Ela conheceu lugares parecidos e, após a indagação da mãe de um amigo, teve a ideia de fundar a própria pão de queijaria em Portugal.

A última viagem que ela fez a Minas Gerais, de agosto de 2023 até fevereiro de 2024, foi o pontapé para o início do projeto. Ela decidiu fazer um financiamento coletivo e abrir a pão de queijaria física para levar o aconchego mineiro tanto para os brasileiros que sentem falta de casa, quanto para os europeus.

A “Pão de Quê?” oferecerá uma variedade de pães de queijo, com recheios tradicionais, como linguiça e pernil, até mesmo aos mais diferentões, como o de frango com quiabo.

Caso queira ajudar Eduarda a abrir a Pão de Quê em Portugal, é possível doar pelo pix (110.685.566-33, sem taxa), ou pela plataforma Go Get Funding, disponível neste link.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Leia mais