Imagina ter um cantinho mineiro a quase 7.500km de Minas Gerais? Pois é, esse é o objetivo da publicitária e confeiteira Eduarda Meireles, que quer abrir a primeira pão de queijaria em Lisboa, Portugal.
Eduarda, de 32 anos, contou à Itatiaia que mora em Portugal desde 2017 e sempre sentiu saudades do aconchego de Minas. Natural de Patrocínio, no Triângulo Mineiro, Eduarda foi criada pela avó e cresceu vendo ela preparar vários quitutes tradicionais. Por isso, ela quer levar o conforto do cafezinho mineiro para terras europeias.
Eduarda foi para Portugal para fazer mestrado, mas acabou fazendo um curso de confeitaria e, na pandemia, fundou a Matuta, uma loja de bolos e quitandas sob encomenda. A loja surgiu da saudade das quitandas da avó mineira e são vendidos bolos de fubá, de laranja, biscoitos de coco e queijo,
De onde veio a ideia da “Pão de Quê?”
A ideia da
A última viagem que ela fez a Minas Gerais, de agosto de 2023 até fevereiro de 2024, foi o pontapé para o início do projeto. Ela decidiu fazer um financiamento coletivo e abrir a pão de queijaria física para levar o aconchego mineiro tanto para os brasileiros que sentem falta de casa, quanto para os europeus.
A “Pão de Quê?” oferecerá uma variedade de
Caso queira ajudar Eduarda a abrir a Pão de Quê em Portugal, é possível doar pelo pix (110.685.566-33, sem taxa), ou pela plataforma Go Get Funding, disponível