Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Você já comeu língua? Confira dicas para preparo do prato

Alguns cuidados garantem um preparo delicioso da carne

Você já comeu língua? E sabe que esse é um prato muito tradicional na culinária judaica? Hoje vamos falar sobre esse preparo que é muito utilizado na cozida judaica do leste europeu.

A língua leva tempo para ser preparada, mas o trabalho compensa. Ela é um desses ingredientes que podem assustar à primeira vista. No entanto, é um exemplo de aproveitamento do animal abatido e que deve ser honrado em sua totalidade.

  • Afinal, em um mundo com tanta fome, não dá para desperdiçar alimento, certo?
Leia também

Então, vamos lá: a primeira coisa é ficar atento na hora da compra. A carne precisa estar fresca, sem odores ou viscosidade.

É hora, então, de cozinhá-la em um líquido que vai conferir sabor. Pode ser um bom caldo, vinho tinto ou branco e ter complemento de ervas e os temperos de sua preferência. A língua deve ficar na pressão por cerca de 40 minutos, até ficar macia.

Depois, é hora de retirar uma pele ou couro que recobre a língua, até surgir uma carne de coloração mais avermelhada. E está pronta! Fica uma delícia, tanto acompanhada de um bom purê ou ainda dentro de um sanduíche acompanhado por vinagrete.

Participe dos canais da Itatiaia:

Carolina Daher é jornalista, curadora do Fartura - Comidas do Brasil. Colunista da Revista Encontro, é responsável pela Encontro Gastrô, maior premiação gastronômica de Belo Horizonte. Escreve sobre cultura alimentar para CNN. Com passagens pelas revistas Veja, Playboy e Estilo vive nas Gerais e caminha pelo mundo em busca de histórias e sabores. Formada em gastronomia, é pesquisadora e cozinheira de comida boa.
Leia mais