Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Você conhece a história do gin tônica? Confira como nasceu o drink

Conheça como o drink nasceu e marcas mineiras de gin para saborear

Gin tônica sendo preparado em uma taça azul

Qual a sua forma preferida de saborear a bebida?

Reprodução

Gente, o tal do gin veio mesmo para ficar, né? Mas você sabe como nasceu o drink gin tônica? Então bora, senta que lá vem história.

Antes de tudo é preciso falar primeiro da água tônica. Como muita coisa no universo das bebidas, ela nasceu de um remédio preparado com a casca da quina, uma árvore natural dos Andes. Rica em quinino, a água tônica teve um importante papel no combate à malária.

Leia Também

A água tônica Schweppes, inicialmente vendida como remédio, nasceu assim e ajudou a popularizar o produto. Já o gin, dizem, era acrescentado para amenizar o sabor amargo que vem do quinino.

Hoje em dia, muitos bares preparam sua própria tônica. Para isso, é preciso fazer uma solução com a casca da árvore e criar uma base aromática (com frutas, cítricos, sementes, especiarias). O segredo é balancear o amargor da quina com o açúcar e as especiarias. Daí, é só colocar a água com gás - e, claro, uma dose do seu gin preferido.

Ah! É sempre bom lembrar que temos no mercado ótimas marcas de gin mineiras como a O Gin e a YVY. Que tal prestigiar o que é nosso?

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Carolina Daher é jornalista, curadora do Fartura - Comidas do Brasil. Colunista da Revista Encontro, é responsável pela Encontro Gastrô, maior premiação gastronômica de Belo Horizonte. Escreve sobre cultura alimentar para CNN. Com passagens pelas revistas Veja, Playboy e Estilo vive nas Gerais e caminha pelo mundo em busca de histórias e sabores. Formada em gastronomia, é pesquisadora e cozinheira de comida boa.
Leia mais