A Confederação Brasileira de
A lista de convocadas conta com Giovanna Guimarães. A central, de 17 anos,
Outro destaque da lista é a líbero
O grupo de jogadoras treina, desde março de 2025, nas instalações da CBV em Saquarema. A segunda parte da preparação foi realizada na França, no Centro de Treinamento do voleibol brasileiro, em Metz.
“Nossa equipe é formada por atletas muito jovens, e muito altas, com potencial de futuro enorme, mas que ainda precisa de mais experiência, mais rodagem. Por isso priorizamos uma mescla da seleção que conquistou o título sul-americano da categoria no ano passado, com atletas que disputaram o mundial sub-17 em 2024”, avaliou Maurício Thomas, que será treinador da equipe.
A comissão técnica do Brasil, que tem José Roberto Guimarães como coordenador técnico, também observou atletas durante campeonatos nacionais como Campeonatos Brasileiro de Seleções (CBS), Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBI), além de indicações de técnicos formadores de todas as regiões do país.
Formato da competição
O Brasil está no Grupo B do torneio com República Dominicana, Porto Rico, Argentina, Taiwan e Sérvia. O Campeonato Mundial tem 24 equipes divididas em quatro grupos com seis times cada. Na primeira fase todas as seleções jogam entre si dentro dos grupos e os quatro melhores avançam para a fase eliminatória.
“Nosso grupo no Mundial é duro, e o nosso cruzamento na próxima fase é com o grupo D que tem a China, o Japão e a Itália. Sabemos da importância de se preparar bem, aproveitar todas as oportunidades para conseguirmos dar o melhor na competição” completou o técnico brasileiro.
As convocadas
- Levantadoras: Luanna Markus (Flor de Ypê/Paulistano/Barueri) e Maria Eduarda de Lima (Pinheiros-SP);
- Opostas: Luize Tavares (Sesi Bauru-SP) e Vallentina Rohsig (Juventus Vôlei-RS);
- Ponteiras: Giovanna Micaelli (Osasco-SP), Laura Maccarone (Pinheiros-SP), Marina Maccarone (Pinheiros-SP) e Mikaela Hestmann (Sesc Flamengo-RJ);
- Centrais: Giovana Guimarães (Gerdau Minas), Lara Gabrielle (Sesi Bauru-SP) e Nayla Ferreira (Flamengo);
- Líbero: Vitória Belfort (Georgia Tech-EUA).