Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias de Vôlei no WhatsApp

Superliga Masculina de Vôlei: última rodada define caminho até o título

Oito equipes seguirão em busca do título da principal competição do Brasil

A Superliga Masculina de Vôlei chega a última rodada ainda com definições importantes entre os classificados. Além da definição de um classificado e um rebaixado, os confrontos também serão determinados. Todos os jogos serão disputados nesta quinta-feira (27), às 21h (de Brasília).

Times com futuro já definidos

Sada Cruzeiro, Itambé Minas, Vôlei Renata/Campinas, Sesi Bauru, Praia Clube, Joinville e Suzano Vôlei já estão garantidos na próxima fase do torneio. Cruzeiro (líder), Praia Clube (quinto lugar), Joinville (sexto lugar) e Suzano (sétimo lugar) já têm suas classificações já definidas.

A outra ponta da tabela também já conta com uma definição. O Neurologia ativa, com apenas dois pontos conquistados em 21 jogos e sem nenhuma vitória, está rebaixado para a Superliga B.

B

Viapol Vôlei/São José, Saneago Goiás Vôlei, Vedacit/Vôlei Guarulhos e Apan/Roll On/Blumenau são as equipes envolvidas na principal disputa da última rodada. Dos quatro clubes, um será o oitavo lugar e enfrentará o Cruzeiro, enquanto outro será rebaixado para a Segunda Divisão.

O São José está na 8ª colocação com 22 pontos, seguido por Goiás (9º com 21 pontos), Guarulhos (10º com 21 pontos) e Blumenau (11º com 20 pontos). A pontuação na Superliga segue o critério do vôlei: vitória por 3 a 0 ou 3 a 1 dá três pontos para o vitorioso.

Em caso de vitória por 3 a 2, são dois pontos pelo triunfo. A derrota por esse placar garante um ponto. Com isso, existem várias combinações de resultados envolvendo os quatro times.

Colocações a serem definidas

Quatro clubes ainda buscam definir a colocação final na competição. Além da briga pela última vaga, Itambé Minas (47 pontos), Vôlei Renata/Campinas (46 pontos) e Sesi Bauru (45 pontos) vão definir quem será o vice-líder da competição. O segundo colocado terá a vantagem de realizar dois jogos em casa tanto nas quartas de final quanto na semifinal.

Reta final

Os oito melhores classificados vão disputar as quartas de final com cruzamento tradicional. O Sada Cruzeiro, líder da primeira fase, vai enfrentar o oitavo colocado; o segundo colocado terá pela frente o sétimo e assim sucessivamente. As quatro melhores campanhas farão dois jogos da melhor de três como mandante.

Na semifinal, a fórmula de disputa segue a mesma. Time de melhor campanha terá dois jogos como mandante. A final será disputada em jogo único ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, no dia 4 de maio, domingo, às 10h (de Brasília).

Datas-base

  • Quartas de final: 03/04/2025 (quinta-feira), 08/04/2025 (terça-feira) e 12/04/2025 (sábado)
  • Semifinal: 19/04/2025 (sábado), 23/04/2025 (quarta-feira), 26/04/2025 (sábado)
Leia também

Todos os jogos da última rodada

  • Itambé Minas (2º) x Praia Clube (5º)
  • Sada Cruzeiro (1º) x Apan/Roll On/Blumenau (11º)
  • Viapol Vôlei/São José (8º) x Suzano (7º)
  • Vôlei Renata/Campinas (3º) x Sesi Bauru (4º)
  • Vedacit/Vôlei Guarulhos (10º) x Neurologia Ativa (12º)
  • Joinville (6º) x Goiás (9º)

Todos os jogos serão às 21h; os clubes à esquerda são mandantes

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Leia mais