Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias de Vôlei no WhatsApp

Aposentado, Lucão aponta ‘novos líderes’ para Seleção Brasileira de Vôlei

Central comentou situação durante podcast Todo Esporte, da Itatiaia

Lucão encerrou, depois dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, a vitoriosa carreira na Seleção Brasileira Masculina de Vôlei. O central, campeão olímpico em 2016, apontou novos líderes para o Brasil durante os próximos anos.

“Temos jogadores muito interessantes ali dentro. Mesmo sem a Seleção de Novos, tem alguns jogadores que foram preparados para estar ali, como é o caso do Adriano, que está ali (na Seleção) há muito tempo. O Judson, que é um excelente central. O Flávio vai ser um grande líder junto com o Lucarelli, eu vejo assim”, disse durante participação no podcast Todo Esporte, da Itatiaia.

“A substituição do Bruno ali dentro como um líder vai precisar dessa âncora, os jogadores mais antigos. A ida do Cachopa para a Europa foi sensacional, cresceu muito tecnicamente e mentalmente. É um cara que não tem medo de enfrentar o jogo. Temos jogadores interessantes”, completou.

Lucão também chamou atenção para a necessidade do grupo brasileiro ir além da equipe titular. O jogador afirmou ser necessário um grupo homogêno para disputar com as principais potências do esporte.

“A gente tem que ver quem vai compor o resto da Seleção Brasileira. Não são somente seis, sete jogadores. Precisamos de um leque de 15 a 18 jogadores para conseguir disputar. Quanto maior a força do grupo, melhor fica o treinamento, mais a evolução do treinamento, tem mis evolução nos jogos. A gente vê que cada dia mais a gente precisa ter essa parte do back-up ali dentro”, pontuou.

“A Polônia tem três, quatro equipes que podem jogar. Eles colocam todos os jogadores para jogar e mantém o mesmo nível. Itália, Estados Unidos, França... a gente precisa conseguir montar um grupo igual, homogêneo”, finalizou.

Leia também

Lucão

Lucão, de 38 anos, defende o Sada Cruzeiro desde 2022. O central começou a carreira no Ulbra em 2004. Ele passou por Cimed (2007-2009), Vôlei Futuro/Araçatuba (2009-2010), RJX (2011-2013), Sesi-SP (2013-2015 e 2016-2018), Modena-ITA (2015-2016), Taubaté (2018-2021) e Vôlei Renata/Campinas (2021). Lucão foi campeão em todas as equipes que defendeu e acumula seis títulos de Superliga.

Pela Seleção Brasileira, Lucão fez carreira entre 2007 a 2024. Foi campeão olímpico na Rio-2016 e medalhista de prata em Londres-2012. Também conquistou Mundial, Copa do Mundo, Liga das Nações, Liga Mundial, Copa dos Campeões e Campeonato Sul-Americano.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
João Vitor Cirilo é âncora e repórter. Jornalista na Itatiaia desde 2019, apresenta o Rádio Esportes e ancora as Jornadas Esportivas. Cobre futebol e também o esporte olímpico, no podcast Todo Esporte.
Leia mais