Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias de Vôlei no WhatsApp

Vôlei Feminino: Brasil bate recorde na VNL e evolui em preparação para Olimpíada

Brasil venceu todos os compromissos até aqui na Liga das Nações Feminina

Jogadoras do Brasil comemoram vitória diante da Tailândia na VNL

O Brasil venceu a Tailândia com tranquilidade nesse domingo (2) e alcançou um recorde próprio na Liga das Nações (VNL) de Vôlei Feminino. Pela primeira vez, as brasileiras venceram os primeiro oito jogos do torneio de seleções. Mais que isso, a segunda semana de jogos serviu como evolução para algumas jogadoras.

Por ter vaga garantida na Olimpíada, a VNL pode ser utilizada como testes para o Brasil. José Roberto usou a segunda semana para dar consistência ao time que pode ser considerado titular. Nos principais momentos, o Brasil jogou com: Roberta (levantadora), Thaisa e Carol (centrais), Gabi e Ana Cristina (ponteiras), Rosamaria (oposta) e Nyeme (líbero).

Thaisa, central que ficou afastada por problemas físicos, voltou a jogar. A atleta tem um cronograma especial de atividades para retomar a melhor forma física visando os Jogos Olímpicos de Paris.

A bicampeã olímpica voltou a atuar em alto nível pela Seleção. Além da segurança em quadra, Thaisa também exerce papel de liderança fora delas e a evolução é uma notícia excelente para o grupo.

Outro destaque foi a ponteira Ana Cristina. A jogadora foi um dos grandes destaques ofensivos dos jogos na segunda semana e apareceu bem em jogos complicados como Itália e Japão.

A briga pelo posto de levantadora e oposta parecem ter duas claras favoritas. Na armação de jogo, Roberta foi mais. Na função ofensiva, Rosamaria jogou os principais momentos.

O grupo também ganhou em consistência com a evolução e utilização de jogadoras como a central Diana, a levantadora Macris e as ponteiras Julia Bergmann e Pri Daroit. No geral, a semana de jogos do Brasil foi positiva.

Leia também

Classificação e próximos adversários

O Brasil terá outra ‘perna asiática’ na VNL. Em Hong Kong, a equipe terá jogos difíceis contra Polônia (dia 12), Alemanha (dia 13), Bulgária (dia 14) e Turquia (dia 16).

Os principais desafios serão diante da invicta Polônia e da Turquia. Ambas seleções estão garantidas nas Olimpíadas e serão testes difíceis para as brasileiras.

A Polônia lidera a liga das nações com oito vitórias e oito jogos. A equipe soma 24 pontos, dois a mais que o Brasil por ter perdido menos sets.

O Brasil é vice-líder com 22 pontos. As seleções classificadas para a fase final hoje seriam Itália, Japão, Turquia, Canadá e China. A Tailândia tem vaga garantida por ser anfitriã da fase final.

Formato da VNL

A VNL conta com 16 equipes, ranqueadas de acordo com a lista da FIVB (Federação Internacional de Voleibol). A primeira fase acontece entre os dias 14 de maio a 16 de junho, com uma semana de intervalo entre cada. As equipes jogam 12 partidas no total, em sedes diferentes. A fase final será disputada na Tailândia. A seleção anfitriã tem vaga garantida, junto dos sete mais bem colocados da primeira fase.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.