Ouvindo...

Times

Liga nas Nações de Vôlei: Brasil encara Argentina em busca de recuperação

Times se enfrentam às 21h (de Brasília) no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro

O Brasil encara a Argentina, nesta quinta-feira (23), às 21h (de Brasília), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, pela 2ª rodada da Liga das Nações (VNL) , em busca da recuperação. A equipe comandada por Bernardinho foi derrotada por Cuba na estreia e mira a primeira vitória na competição.

Bernardinho tem outro desafio, além da vitória. O treinador tentará ajustar a formação tática da equipe. No jogo de estreia, o Brasil sofreu em diversos setores como linha de recepção, saque e bloqueio.

O treinador encontrou dificuldades na primeira partida, tanto que utilizou todos os atletas disponíveis no elenco. Para o segundo jogo houve mudanças nos relacionados. Arthur Bento (ponteiro) e Lucão (central) deram lugar a Lukas Bergmann (ponteiro) e Judson (central).

A atuação dos líberos também foi um ponto de atenção. O titular Thales foi substituído ao longo do jogo por Honorato. O substituto não é líbero de origem, mas Bernardinho optou pelo atleta para dar mais alternativas no elenco. Maique, líbero de origem, foi preterido.

“Olimpíada se joga com 12. Você não leva dois líberos, é um líbero só. O Maique é um rapaz espetacular, mas se eu não usar a VNL, que é a única competição que a gente tem, como um laboratório para os Jogos, não tem como. Se houver necessidade, um dos meus ponteiros tem que se transformar em líbero. A Liga é jogada com 14, por isso coloquei Honorato”, explicou o técnico em entrevista à TV Globo.

Leia também

Situação da Argentina

A Argentina também busca a primeira vitória na competição. A equipe sul-americana foi superada pelo Japão por 3 sets a 1. Os argentinos, diferente do Brasil, ainda buscam vaga nas Olimpíadas e precisam da vitória para continuar com chances de classificação.

França, Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Polônia e Canadá estão garantidos nos Jogos Olímpicos de Paris. As cinco vagas restantes serão dos times com melhor ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e as partidas da Liga das Nações influenciam diretamente na classificação.

Os classificados via ranking hoje seriam as seguintes seleções: Itália, Argentina, Eslovênia e Sérvia. O Egito, melhor africano no ranking, também teria vaga garantida.

Resultados da terça-feira (22)

O Brasil não jogou, mas quatro partidas movimentaram o dia de Liga das Nações no Maracanãzinho no Rio de Janeiro. Eslovênia, Itália, Polônia e Sérvia venceram seus compromissos. Veja resultados.

  • Eslovênia 3x2 Holanda (31/33, 25/22, 20/25, 25/21 e 27/25);
  • Itália 3x0 Alemanha (25/21, 25/18, 25/23);
  • Polônia 3x0 Estados Unidos (25/22, 25/15, 26/24);
  • Sérvia 3x1 Irã (27/25, 17/25, 25/19, 25/18);

Formato da VNL

A VNL conta com 16 equipes, ranqueadas de acordo com a lista da FIVB (Federação Internacional de Voleibol). A primeira fase acontece entre os dias 21 de maio a 26 de junho, com uma semana de intervalo entre cada. As equipes jogam 12 partidas no total, em sedes diferentes.

A fase final será disputada na Polônia. A seleção anfitriã tem vaga garantida, junto dos sete mais bem colocados da primeira fase.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Leia mais