Ouvindo...

João Fonseca favorito? Comentaristas projetam jogo decisivo em Roland Garros

tenista brasileiro vai enfrentar o francês Pierre-Hugues Herbert nesta quinta (29)

João Fonseca durante Roland Garros 2025

Sensação do tênis brasileiro, João Fonseca entra em quadra nesta quinta-feira (29), não antes das 9h (de Brasília), para enfrentar o francês Pierre-Hugues Herbert na segunda rodada de Roland Garros.

O jovem de 18 anos é o 65º no ranking da ATP, enquanto o francês está na 147º colocação. O brasileiro eliminou o cabeça de chave Hubert Hurkacz (28º) na estreia após uma vitória consistente por 3 sets a 0. Por outro lado, Herbert venceu Benjamim Bonzi (60º) por 3 sets a 2.

Comentaristas da ESPN, Renato Messias, Sylvio Bastos e André Ghem fizeram uma projeção para o confronto.

Para Messias, Fonseca vive um momento melhor na carreira e têm chances reais de vitória. Entretanto, a torcida da ‘casa’ pode fazer diferença para o francês.

“Entre os perigos, a torcida pode fazer diferença pro Francês, mas como é uma quadra pequena, a torcida que chegar primeiro pode dividir espaço. Tem tudo pra ser um clima de Copa Davis: Brasil x França. Com esse clima mais tenso, aí o Herbert pode levar a vantagem. É um cara experiente, já venceu Grand Slam, foi em duplas, mas é um atleta bicampeão de Roland Garros e tem títulos de Australian Open, Wimbledon e US Open”, analisou o comentarista.

Segundo Sylvio, o jovem brasileiro também chega favorito para o confronto. A vitória avassaladora na estreia é um fator importante para Fonseca.

“Depois da vitória na estreia sobre o Hurkacz, o João ganhou uma outra dimensão na chave. O polonês era o cabeça de chave, o favorito, e o brasileiro não deu praticamente nenhuma chance pro adversário. Essa vitória deixa o João bastante favorito pra segunda rodada, independentemente do Herbert ser francês e estar jogando em casa”, declarou o jornalista.

Já André Ghem analisou o estilo de jogo diferente de Pierre-Hugues Herbert e destacou que o tenista brasileiro deve ficar atento.

“É um atleta que na gíria do tênis ele ‘suja’ o jogo no sentido de que ele quer pontos curtos. Assim que começa já quer ir pra definição. O grande perigo é ele encurtar o tempo todo os pontos e o João não entrar em ritmo. Não acredito que vá acontecer pela qualidade do João, mas é claro que é uma partida que traz um nervosismo maior porque a pressão está toda com o brasileiro”, afirmou.

Veja a análise completa dos comentaristas

Renato Messias

“João chega como favorito primeiro pelo ranking e segundo pelo momento. João é mais novo, vem em ascensão no ranking, diferente do Herbert que vem caindo, além do brasileiro ter vencido um cabeça de chave na estreia. Entre os perigos, a torcida pode fazer diferença pro Francês, mas como é uma quadra pequena, a torcida que chegar primeiro pode dividir espaço. Tem tudo pra ser um clima de Copa Davis: Brasil x França. Com esse clima mais tenso, aí o Herbert pode levar a vantagem. É um cara experiente, já venceu Grand Slam, foi em duplas, mas é um atleta bicampeão de Roland Garros e tem títulos de Australian Open, Wimbledon e US Open”.

Sylvio Bastos

“Depois da vitória na estreia sobre o Hurkacz, o João ganhou uma outra dimensão na chave. O polonês era o cabeça de chave, o favorito, e o brasileiro não deu praticamente nenhuma chance pro adversário. Essa vitória deixa o João bastante favorito pra segunda rodada, independentemente do Herbert ser francês e estar jogando em casa”.

André Ghem

“João chega como favorito. Herbert é um cara mais velho, 34 anos. Ganhou convite pra jogar, não tem ranking pra entrar direto, mas é um francês, terá o apoio da torcida e é um cara com estilo diferente. Que joga sacando e voleando o tempo todo. É um atleta que na gíria do tênis ele ‘suja’ o jogo no sentido de que ele quer pontos curtos. Assim que começa já quer ir pra definição. O grande perigo é ele encurtar o tempo todo os pontos e o João não entrar em ritmo. Não acredito que vá acontecer pela qualidade do João, mas é claro que é uma partida que traz um nervosismo maior porque a pressão está toda com o brasileiro”.

Leia também

Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte