Esta terça-feira (19) foi marcada pela despedida de um maiores nomes do esporte mundial: o tenista espanhol Rafael Nadal. Aos 38 anos, “El Toro Miúra” viu a seleção ser eliminada para a Holanda nas quartas de final da Copa Davis, última competição que disputou na longeva carreira.
No Palácio de Espotes Jose Maria Martin Carpena, em Málaga, na Espanha, Nadal abriu o dia de confrontos e foi batido por Botic van de Zandschulp, perdendo por 2 sets a 0 (6-4 e 6-4).
Posteriormente, Carlos Alcaraz venceu Tallon Griekspoor por 2 a 0 (7-6 e 6-3) e levou o jogo para as duplas. Contudo, Alcaraz e Marcel Granollers não puderam com Wesley Koolhof e van de Zandschulp por 2 a 0 (7-6 e 7-6). Com a derrota, a Espanha foi eliminada, e Nadal não atuará mais profissionalmente.
Rafael Nadal
Um dos maiores nomes do tênis na história, Nadal estourou cedo e se profissionalizou com 15 anos, em 2001. Foram, ao todo, 92 títulos na carreira, sendo 22 Grand Slams.
Nadal ficou conhecido como rei do saibro pela sua habilidade neste piso. Em Roland-Garros, por exemplo, espanhol se sagrou campeão 14 vezes, sendo o Grand Slam que mais venceu na carreira.
O espanhol também tem dois ouros olímpicos: em Pequim 2008, no simples, e na Rio 2016, nas duplas masculinas. Nadal chegou pela primeira vez ao topo do ranking da ATP em 2008
Nadal é o quinto tenista da história com maior número de semanas como número 1 no ranking da ATP, atrás de Novak Djokovic, Roger Federer, Pete Sampras e Jimmy Connors.