Coco Gauff chegou, pela primeira vez na carreia, à final do WTA Finals. A tenista norte-americana superou, nesta sexta-feira (8), em Riade, na Arábia Saudita a bielorussa Aryna Sabalenka por 2 sets a 0 para garantir a vaga na grande final. As parciais foram de 7-6 e 6-3.
A final será disputada neste sábado (9) entre Gauff e a chinesa Zheng. Campeã olímpica em Paris, Zheng superou a tcheca Barbora Krejčíková na outra semifinal.
Mesmo com a derrota, Sabalenka terminará o ano de 2024 como líder do ranking da WTA. A bielorussa soma 9.016 pontos. A vice-líder é a polonesa Iga Swiatek, que foi eliminada na fase de grupos do WTA Finals, com 7.970 pontos. Gauff é a terceira colocada (5.230) enquanto Zheng (4.540) ocupa a sétima posição.
O jogo
Gauff e Sabalenka fizeram um primeiro set muito disputado. Nenhuma atleta conseguiu se sobressair e a partida foi para o tie break. Na disputa direta, Gauff conseguiu errar menos e fechou em 7 a 4.
No segundo set, a norte-americana de 20 anos conseguiu ser mais constante que a rival. Sabalenka, favorita no duelo, não conseguiu impor o próprio ritmo de jogo e teve o serviço quebrado. Em vantagem, Gauff fechou o jogo em 6 a 3 e garantiu vaga na final.