O Brasil estreia, nesta quarta-feira (11), no grupo mundial da Copa Davis. A equipe brasileira terá pela frente Itália (atual campeã do torneio), Bélgica e Holanda na Unipol Arena, em Bolonha, na Itália. As duas melhores equipes vão se classificar para a fase final do torneio, que será disputada entre os dias 19 a 24 de novembro.
Serão três confrontos por dia entre as seleções. O regulamento prevê dois jogos de simples e um de duplas. A equipe que vencer dois jogos pontua. O Brasil terá João Fonseca, Thiago Monteiro, Felipe Meligeni, Rafael Matos e Marcelo Melo na equipe.
A estreia do Brasil será diante dos anfitriões. A equipe não terá Jannik Sinner, atual número 1 do mundo e recém-campeão do US Open. Os donos da casa escalaram Matteo Berrettini, Matteo Arnaldi, Simone Bolelli e Andrea Vavassori.
Na quinta-feira, o Brasil encara a Holanda. O time europeu terá Botic van de Zandschulp e Tallon Griekspoor nos confrontos de simples. Robin Haase e Wesley Koolhof são os representantes no confronto de duplas.
Os brasileiros encerram a participação diante da Bélgica. Alexander Blockx (simples), Zizou Bergs (simples), Sander Gillé e Joran Vliegen (duplas) vão representar os adversários do Brasil nos jogos.
Jogos do Brasil
Itália - Quarta-feira (11 de setembro)
- Matteo Berrettini x João Fonseca
- Matteo Arnaldi x Thiago Monteiro
- Simone Bolelli e Andrea Vavassori x Rafa Matos e Marcelo Melo
Holanda - Quinta-feira (12 de setembro)
- Botic van de Zandschulp x João Fonseca
- Tallon Griekspoor x Thiago Monteiro
- Robin Haase e Wesley Koolhof x Rafa Matos e Marcelo Melo
Bélgica - Sábado (14 de setembro)
- Alexander Blockx x Felipe Meligeni
- Zizou Bergs x Thiago Monteiro
- Sander Gillé e Joran Vliegen x Rafa Matos e Marcelo Melo
Formato de disputa e grupos
O grupo mundial conta com 16 equipes divididas em quatro grupos. Entre os dias 10 a 15 de setembro, as seleções vão se enfrentar entre as chaves sorteadas nas sedes dos cabeças de chave.
Os dois países mais bem colocados avançam para a disputa da grande final do torneio. A fase final é no formato de “mata-mata” seguindo o mesmo esquema de melhor de três jogos. Os países disputam dois jogos de simples e um de dupla.
- Grupo A (Bolonha, Itália): Itália, Brasil, Holanda e Bélgica;
- Grupo B (Valência, Espanha): Espanha, Australia, República Tcheca e França
- Grupo C (Zhuhai, China): Alemanha, Estados Unidos, Chile e Eslováquia;
- Grupo D (Manchester, Inglaterra): Reino Unido, Canadá, Finlândia e Argentina;