Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Com equilíbrio, Brasil abre duelo com a Suécia na Copa Davis

Equipes duelam por uma vaga no Grupo Mundial da Copa Davis

O Brasil abriu a caminhada em busca de vaga no Grupo Mundial da Copa Davis com um empate diante da Suécia pela fase qualificatória. Nesta sexta-feira (2), mesmo jogando fora de casa, em Helsingborg, Thiago Monteiro abrir vantagem de 1 a 0, enquanto os suecos empataram após virada no último jogo do dia que contou com o brasileiro Gustavo Heide.

Thiago Monteiro, 119º do mundo, abriu o confronto diante de Karl Friberg (364º do mundo). O brasileiro confirmou o favoritismo e ganhou por 6/3 e 7/6 (7/5), após salvar quatro set points na segunda parcial. Foi o 11º triunfo do brasileiro em quadras duras em 22 partidas da Davis.

O tenista cearense precisou de 1h51min para passar pelo tenista local. No primeiro set, quebrou o serviço logo na segunda parcial, não permitiu reação e avanço sem problemas para fazer 6/3. O set seguinte, fez 3 a 2 aproveitando novo break point, mas logo a seguir perdeu o serviço.

O game mais longo da partida foi o 12º, em saque de Monteiro e com 6 a 5 para Friberg. O brasileiro precisou salvar quatro set points antes de levar a decisão ao tie-break. O nervosismo foi evidente no desempate, com quebras de ambos os lados. Com 6/5, o brasileiro fechou ao aproveitar seu primeiro match point, superando o serviço pela terceiro vez na parcial.

A vitória de Monteiro deixou Gustavo Heide, 241º do ranking, menos pressionado diante de Elias Ymer, o 160º. O brasileiro até iniciou bem o confronto, quebrou o serviço do adversário no nono game e ganhou o primeiro set em 6/4. O rival despertou nas parciais seguintes, porém, e não deu mais chances para Heide, igualando a série com parciais de 6/1 e 6/3 após 1h49 de partida.

Leia também

Próximos jogos

Neste sábado (3), a equipe brasileira tentará abrir vantagem no duelo no jogo de duplas, entre Rafael Mattos e Felipe Meligeni contra Filip Bergevi e Andre Goransson. Depois de superar a forte Dinamarca também fora de casa, os brasileiros confiam em passar pelos suecos, que disputam a Davis com atletas acima do 100º lugar no ranking.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Leia mais