Djokovic revela ter sido intimidado por Nadal antes de duelo: ‘Me irritava’

Sérvio concedeu entrevista e comentou sobre relação com adversário espanhol

Tenistas se enfrentaram 59 vezes ao longo da carreira profissional

Novak Djokovic, tenista com mais títulos de Grand Slams da história do esporte, revelou ter se sentido intimidado por Rafael Nadal. A situação ocorreu no primeiro encontro entre os dois, em 2006, nas quartas de final de Roland Garros.

“Estávamos bem próximos, tentando dar um pouco de espaço para o outro, em uma sala que não era muito grande. Nadal ficava pulando de um lado para o outro, e fazia sprints perto de mim. Eu conseguia até ouvir a música tocando nos fones de ouvido dele, e estava me irritando”, contou.

Nadal, então número 2 do mundo, bateu Djokovic, número 63, com certa facilidade. Quando a partida estava 2 a 0 para o espanhol, o sérvio se retirou com uma lesão nas costas. Apesar da intimidação, Djoko disse ter aprendido lições com a situação. A partir disso, o sérvio também passou a criar ‘rituais’ pré-jogo.

“Eu não percebia como tudo isso era parte de uma encenação. Isso me intimidou, mas também acabou me motivando a fazer meus próprios rituais e a mostrar que estava pronto para a batalha, para a guerra”, disse o sérvio.

Segundo a ATP, são 59 confrontos entre os dois durante a carreira profissional. O sérvio tem uma vitória a mais (30 a 29) no retrospecto. O último duelo, nas quartas de final do Aberto da França, em 2022, acabou com vitória de Rafael Nadal.

Djokovic, dois anos depois da ‘intimidação’, conquistaria o primeiro título de Grand Slam: o Australian Open, em 2008. Atualmente, ele é o tenista com o maior número de títulos de Grand Slams, com 24 conquistas. No total, são 98 títulos como profissional, o terceiro maior desde 1968. O tenista sérvio, de 36 anos, é o atual líder do ranking da ATP.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.

Ouvindo...