Ouvindo...

Paralimpíada: ex-BBB quebra recorde pessoal e avança à final do Atletismo

Atual medalhista de prata na categoria volta a competir nesta segunda-feira para a disputa da medalha

O atleta Vinícius Rodrigues conquistou um lugar na final da prova dos 100 m rasos da classe T63 (amputados de membros inferiores com prótese) na Paralimpíada de Paris 2024 nesse domingo (1°). Vini terminou a sua bateria da classificatória em terceiro lugar. No quadro geral, ele ficou na sexta colocação. Os oito melhores se qualificaram.

Vinicius quebrou o seu próprio recorde na temporada. O corredor concluiu a prova em 12.24 segundos.

Ele é mais um atleta brasileiro que participou do reality show Big Brother Brasil, da Globo. Vini esteve confinado no BBB 24 no início deste ano. Na ocasião, ele foi o quinto eliminado e ficou apenas 15 dias na casa.

Atual medalhista de prata paralímpico, Rodrigues terá que melhorar seu tempo para conseguir subir ao pódio. O sul-africano Puseletso Michael Mabote liderou as classificatórias com tempo de 12.05 segundos. Em segundo lugar, o holandês Joel de Jong fez 12.09 e, em terceiro, o alemão Leon Schaefer, fez 12.11.

O brasileiro é, também, o detentor do recorde mundial. Em 2019, o atleta concluiu a prova em 11.95 seg, em São Paulo. Caso consiga repetir o feito, a medalha de ouro ficará próxima de ser verde e amarela.

Vinicius Rodrigues estará de volta ao Stade de France, em Paris, nesta segunda-feira (2), às 15h37 (de Brasília), para disputar a final.

Ex-BBB no Time Brasil

Vinicius Rodrigues não é o único ex-BBB a representar o Brasil em Paris este ano. Nos Jogos Olímpicos, o vice-campeão do reality em 2022, Paulo André Camilo, também competiu no atletismo.

Entretanto, o desempenho de P.A., como é conhecido, não foi bom como o de Vini. Ele terminou sua bateria classificatória na última colocação e não chegou a disputar as finais dos 100m rasos. Com o tempo de 10s46, o atleta terminou a prova como o 61º colocado de 69 participantes.

Após a eliminação, ele desabafou sobre sua saúde mental.

“Foi o momento mais difícil da minha carreira, não só fisicamente”, disse P.A. “Mentalmente, foi muito complicado. Pensava em chutar o balde, mas não [fiz]”.

Paulo André Camilo ficou quatro meses sem treinar devido a sua participação no Big Brother Brasil, em janeiro de 2022. Além disso, ele sofreu com diversas lesões ao longo do ciclo olímpico.

Final 100 m T64

O Brasil anotou seu nome também na final dos 100m rasos da classe T64 (atletas com transtorno do movimento de grau moderado em uma das pernas ou ausência de uma ou ambas as pernas abaixo do joelho). Alan Oliveira Becker ficou na 5ª posição de sua bateria com o tempo de 11s22 e avançou como o 8º melhor atleta.

Já Walisson André Fortes, conseguiu marca de sua carreira e terminou a prova em 11s43. Entretanto, o tempo não foi o suficiente para avançar nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte
Leia mais