Ouvindo...

Líder em Paris, EUA teve mais medalhas com mulheres do que com homens; veja

Atletas do sexo feminino representam 53% dos pódios conquistados pelo país norte-americano

Os Estados Unidos foi o grande vencedor da Olimpíada de Paris 2024. Com 126 medalhas, o país norte-americano superou a China e conquistou o primeiro lugar. No quadro de medalhas americano, as mulheres se destacaram. Elas foram responsáveis por 67 subidas ao pódio contra 52 dos homens.

Além dos esportes exclusivamente masculinos e femininos, os Estados Unidos também ganharam cinco medalhas em esportes mistos. No tiro com arco, o país levou a medalha de bronze, no revezamento 4x400m, tiro esportivo skeet misto e triatlon revezamento, a prata e na natação revezamento misto 4x100m, o ouro.

O Time USA também faturou duas medalhas em esportes de equipes. A prata no nado artístico e no hipismo saltos.

Na primeira modalidade, por mais que fosse permitida a participação de homens, nenhum dos times participantes incluiu pessoas do sexo masculino nas suas equipes. Portanto, a equipe americana de nado artístico foi inteiramente composta por mulheres.

Medalhas de ouro

As mulheres americanas subiram ao lugar mais alto do pódio mais vezes do que os homens. Com o dobro de medalhas femininas, no quadro de medalhas final, as mulheres conquistaram 26 ouros, contra 13 dos homens.

Convocação

O maior número de medalhistas mulheres já era esperado no time USA. Na convocação, foram anunciadas 314 mulheres e 278 homens. As mulheres representaram 53% da delegação americana.

A porcentagem de medalhas conquistadas pelas atletas do sexo feminino se manteve praticamente na mesma proporção do número total a mais, 53,6%.

Medalhas do Brasil

Das 20 medalhas do Brasil na Olimpíada de Paris 2024, 13 foram conquistadas por mulheres, o que dá 65% do total.

Uma dessas 13, a por equipes mistas do judô, também contou com a participação dos homens. Outros 12 pódios foram apenas de atletas em disputas femininas e sete medalhas foram conquistadas por homens.

Quando o assunto é ouro, o domínio feminino é ainda maior. Dentre atletas brasileiros, apenas mulheres subiram ao lugar mais alto do pódio.

Beatriz Souza foi a primeira brasileira a receber a medalha dourada nos Jogos Olímpicos de Paris. Depois, Rebeca Andrade bateu Simone Biles para ficar com o título no solo. A dupla formada por Duda e Ana Patrícia também ficou com o título no evento esportivo mais importante do mundo.

Quer colocar ainda mais emoção nos Jogos Olímpicos? Na KTO você pode palpitar com as melhores odds! Clique aqui e acesse.
Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte
Leia mais