Ouvindo...

Simone Biles manda recado a ginasta dos EUA que perdeu bronze em Paris 2024

Jordan Chiles perdeu a medalha para a ginasta Ana Barbosu após recurso no CAS e pódio da ginástica foi alterado

Multimedalhista olímpica, a ginasta estadunidense Simone Biles foi às redes sociais nesse sábado (10) e mandou um recado para a companheira Jordan Chiles. A atleta ganhou a medalha de bronze no solo da ginástica, mas acabou fora do pódio após recurso da Romênia na Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Leia também

“Estou te mandando muito amor, Jordan. Levanta a cabeça, campeã olímpica. Nós te amamos”, publicou Biles no Instagram.

Também no sábado, a Corte anunciou revisão na nota da romena Ana Barbosu na final do solo e fez com que a ginasta assumisse o terceiro lugar, que tinha ficado com Chiles. Após a confirmação da mudança, a estadunidense se manifestou e anunciou afastamento das redes sociais.

Dessa forma, o pódio do solo da ginástica acabou formado pela brasileira Rebeca Andrade, seguido por Simone Biles, dos EUA, e Ana Barbosu, da Romênia. Chiles terminou em 4º lugar.

Confira o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Decisão do CAS

O CAS determinou o recurso de revisão de nota apresentado pela Federação Americana de Ginástica (USA Gym), na segunda-feira (5), durante a prova, como uma ação não permitida. Segundo o documento, a revisão teria que ser pedida até um minuto após a divulgação da nota de Jordan Chiles. O tempo teria sido extrapolado pelos Estados Unidos.

Com a revisão de nota revertida, a nota atualizada de Chiles foi de 13.666. A pontuação coloca a colega de equipe de Simone Biles em quinto lugar. Atrás de Rebeca Andrade (14.166), Simone Biles (14.133), Ana Barbosu (13.700) e a também romena, Sabrina Maneca Voinea (13.700).

O recurso aplicado para revisão da nota de Maneca Voinea, não foi aceito pelo CAS.

O Recurso

Na segunda-feira (5), a cena da romena Ana Barbosu ao ver a nota revisada de Jordan Chiles na final do solo da ginástica artística da Olimpíada de Paris 2024 rodou o mundo. Barbosu comemorava a medalha de bronze, quando percebeu ter perdido o lugar no pódio para a americana.

Chiles foi a última a se apresentar e conquistou a pontuação de 13.666, nota que a colocava na quinta colocação. A Federação Americana de Ginástica entrou com um recurso de revisão de nota. A pontuação foi revisada e a americana ficou com o bronze com a pontuação de 13.766, contra 13.700 de Barbosu.

Além da nota de Chiles, a FRG também entrou com um recurso para a revisão da pontuação da romena Sabrina Maneca Voinea. A ginasta obteve a nota de 13.700 após ter 0,1 ponto descontado por penalidade. A entidade contestava esse desconto. O presidente do Comitê Olímpico Romeno (ROSC), Mihai Covaliu, também entrou em contato com a FIG e pediu reanálise da prova de Voinea.

“O modo de avaliação da pontuação atribuída e a recusa em apresentar integralmente os motivos ou provas de rejeição da contestação apresentada dentro do prazo previsto pelo regulamento causam graves danos à imagem da ginástica”, declarou Covaliu.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Quer colocar ainda mais emoção nos Jogos Olímpicos? Na KTO você pode palpitar com as melhores odds! Clique aqui e acesse.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais