Multimedalhista olímpica, a ginasta estadunidense Simone Biles foi às redes sociais nesse sábado (10) e mandou um recado para a companheira Jordan Chiles. A atleta ganhou a medalha de bronze no solo da ginástica, mas acabou fora do pódio após recurso da Romênia na Corte Arbitral do Esporte (CAS).
“Estou te mandando muito amor, Jordan. Levanta a cabeça, campeã olímpica. Nós te amamos”, publicou Biles no Instagram.
Também no sábado, a Corte anunciou revisão na nota da romena Ana Barbosu na final do solo e fez com que a ginasta assumisse o terceiro lugar, que tinha ficado com Chiles. Após a confirmação da mudança, a estadunidense se manifestou e anunciou afastamento das redes sociais.
Dessa forma, o pódio do solo da ginástica acabou formado pela brasileira Rebeca Andrade, seguido por Simone Biles, dos EUA, e Ana Barbosu, da Romênia. Chiles terminou em 4º lugar.
Confira o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Decisão do CAS
O CAS determinou o recurso de revisão de nota apresentado pela Federação Americana de Ginástica (USA Gym), na segunda-feira (5), durante a prova, como uma ação não permitida. Segundo o documento, a revisão teria que ser pedida até um minuto após a divulgação da nota de Jordan Chiles. O tempo teria sido extrapolado pelos Estados Unidos.
Com a revisão de nota revertida, a nota atualizada de Chiles foi de 13.666. A pontuação coloca a colega de equipe de Simone Biles em quinto lugar. Atrás de Rebeca Andrade (14.166), Simone Biles (14.133), Ana Barbosu (13.700) e a também romena, Sabrina Maneca Voinea (13.700).
O recurso aplicado para revisão da nota de Maneca Voinea, não foi aceito pelo CAS.
O Recurso
Na segunda-feira (5), a cena da romena Ana Barbosu ao ver a nota revisada de Jordan Chiles na final do solo da ginástica artística da Olimpíada de Paris 2024 rodou o mundo. Barbosu comemorava a medalha de bronze, quando percebeu ter perdido o lugar no pódio para a americana.
Chiles foi a última a se apresentar e conquistou a pontuação de 13.666, nota que a colocava na quinta colocação. A Federação Americana de Ginástica entrou com um recurso de revisão de nota. A pontuação foi revisada e a americana ficou com o bronze com a pontuação de 13.766, contra 13.700 de Barbosu.
Além da nota de Chiles, a FRG também entrou com um recurso para a revisão da pontuação da romena Sabrina Maneca Voinea. A ginasta obteve a nota de 13.700 após ter 0,1 ponto descontado por penalidade. A entidade contestava esse desconto. O presidente do Comitê Olímpico Romeno (ROSC), Mihai Covaliu, também entrou em contato com a FIG e pediu reanálise da prova de Voinea.
“O modo de avaliação da pontuação atribuída e a recusa em apresentar integralmente os motivos ou provas de rejeição da contestação apresentada dentro do prazo previsto pelo regulamento causam graves danos à imagem da ginástica”, declarou Covaliu.