Astro do basquete dos Estados Unidos, o pivô Joel Embiid considera disputar a próxima Olimpíada, em Los Angeles, em 2028, por Camarões. O jogador de 30 anos é natural da cidade camaronesa de Yaoundé, mas optou por defender os EUA após conseguir cidadania estadunidense.
Antes, ele cogitou atuar pela França. A “troca’ dos franceses pelos Estados Unidos motivou uma “perseguição” do público em Paris e Embiid.
“Tem sido uma boa experiência, mas difícil ficar longe de casa e da família por algumas semanas. Paris é uma grande cidade. A próxima será em Los Angeles. Talvez eu não jogue pelos EUA, mas sim por Camarões”, disse Embiid, como o San Francisco Chronicle divulgou.
No ciclo de 2024, Camarões ficou pelo caminho ao ser eliminado na semifinal do Pré-Olímpico de Riga, na Letônia - vencido pelo Brasil, o que o garantiu na Olimpíada.
Joel Embiid é a estrela do Philadelphia 76ers. Ele tem contrato com os Sixers até o fim da temporada 2026/2027 e já foi eleito melhor jogador da NBA, em 2023; sete vezes para o All-Star Game (2018 a 2024); e uma vez para o quinteto ideal (2023).