A Espanha venceu a anfitriã França por 5 a 3 na prorrogação nesta sexta-feira (9), no Parque dos Príncipes, e se sagrou campeã dos Jogos Olímpicos de Paris. O ouro aos espanhóis foi conquistado após gols do atacante Sergio Camello, com 10 minutos da primeira e 16 da segunda etapa do tempo extra.
O jogo foi marcado por reviravoltas. A França saiu na frente com o meia Enzo Millot, com falha do goleiro Arnau Tenas. Porém, ainda no primeiro tempo, a Espanha virou para 3 a 1 com os meio-campistas Fermín López (duas vezes) e Alex Baena.
No segundo tempo, os donos da casa reagiram. Maghnes Akliouche diminuiiu, e o atacante Jean-Philippe Mateta, aos 48, fez de pênalti e levou o jogo à prorrogação em 3 a 3.
Foi a quinta medalha olímpica da Espanha, sendo a segunda de ouro - venceu também em Barcelona 1992. Já a França conseguiu o terceiro pódio, com a segunda prata na história.
Além de Espanha e França, Marrocos subiu ao pódio, com a medalha de bronze, em Paris 2024. O Egito ficou na quarta posição desta Olimpíada.
Nos últimos Jogos Olímpicos, em Tóquio, Japão, em 2021, o Brasil ficou com o ouro. A Espanha foi a vice-campeã, com o México terminando com o bronze.