Ana Sátila avançou às quartas de final do caiaque cross da canoagem slalom, neste domingo (4), ao ficar em segundo nas eliminatórias dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A próxima fase da competição feminina acontece nesta segunda-feira (6), às 10h30 (de Brasília). Por outro lado, Pepe Gonçalves competiu um pouco mais cedo e foi eliminado.
“Estou muito feliz. É uma prova que não depende só de você", afirmou Ana Sátila. “Amanhã tudo acaba. Vou dar o meu melhor”, completou ela ao SporTV. A brasileira ficou perto do pódio nas duas primeiras provas que disputou em Paris, tendo terminado na quarta colocação no K1 (caiaque) e na quinta no C1 (canoa).
Neste domingo (4), a brasileira precisou disputar a repescagem para chegar à fase eliminatória e largou na extremidade esquerda, que segundo ela não é uma boa posição. Na disputa contra a francesa Angele Hug, a espanhola Miren Lakzano e a eslovena Eva Alina Hocevar, a brasileira ficou embolada na largada.
Logo após o rolamento obrigatório, porém, Ana Sátila conseguiu se desgarrar da espanhola e da eslovena e seguiu tranquila para completar a prova atrás de Angele Hug. Uma surpresa na manhã deste domingo foi a eliminação da australiana Jessica Fox, campeã do K1 e do C1 nos Jogos de Paris.
Pepê
Pepê Gonçalves competiu na terceira série das eliminatórias. Ele conseguiu uma boa largada, atrás apenas de Finn Butcher, da Nova Zelândia. O brasileiro passou incólume pela primeira baliza e pelo rolamento, mas quando se preparava para passar pela segunda baliza, de remonta (contra a correnteza), foi abalroado pelo esloveno Benjamin Savsek.
Acabou com virando e perdendo a baliza. Pepê seguiu na prova, completou o percurso na segunda posição, mas com a punição recebida terminou em quarto lugar. Os dois primeiros, Butcher e Savsek, avançaram às quartas de final."Essa era a minha prova”, afirmou o canoísta à SporTV.
“Na largada, o japonês (Yuuki Tanaka) me deu uma remada na cara e saí desorientado”, completou Pepê, que chegou para a entrevista com um corte nos lábios. “A hora que fiz o rolamento perdi o sentido de onde eu estava. Muita dor”, disse ele, que não passou das eliminatórias no C1 (canoa) e caiu nas semifinais do K1 (caiaque) nos Jogos de Paris.
*Com agências