As equipes do Brasil vêm tendo grande dificuldade contra o Japão, que já pode ser considerado um “carrasco” nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Do skate ao judô, passando pelo futebol e rugby, as derrotas já custaram algumas medalhas importantes aos brasileiros em diversas modalidades da competição.
O primeiro revés do Brasil contra o Japão foi na categoria até 66 kg do judô masculino. Nesse domingo (28), Willian Lima perdeu a final para Hifumi Abe, agora bicampeão olímpico, e ficou com a medalha de prata.
No feminino, Rafaela Silva perdeu a disputa da medalha de bronze para Haruka Funakubo, já nesta segunda (29). O duelo superou os 8 minutos de disputa e terminou com a desclassificação da brasileira ao colocar a cabeça no tatame.
Os brasileiros também perderam duas vezes para os japoneses no Skate Street. No feminino, Rayssa Leal ficou com a medalha de bronze e viu as japonesas Coco Yoshikawa e Liz Akama ocuparem as duas primeiras posições do pódio.
Já no masculino, o representante brasileiro na final foi Kelvin Hoefler, que acabou fora do pódio em disputa muito acirrada. O medalhista de ouro foi Yuto Horigome, agora bicampeão olímpico consecutivo.
As outras duas derrotas para o Japão não custaram medalhas ao Brasil, mas complicaram a situação das equipes brasileiras. No rugby sevens feminino, as japonesas venceram por 39 a 12 nesta segunda e deixaram as brasileiras na lanterna do grupo.
No futebol feminino, por fim, o Brasil perdeu nesse domingo de virada, por 2 a 1, e se complicou na briga por ma vaga na próxima fase do torneio.