Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Como será a tocha dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024

Serão produzidas duas mil peças do objeto que simboliza os Jogos Olímpicos

Um dos símbolos mais importantes dos Jogos Olímpicos, a tocha de Paris 2024 já foi apresentada pelo comitê organizador. De acordo com Mathieu Lehanneur, responsável pelo desenho, o objeto foi inspirado na igualdade, na água e na conciliação.

A tocha será conduzida por 10.000 pessoas no revezamento para os Jogos Olímpicos e outras 1.000 pessoas antes dos Jogos Paralímpicos. O revezamento começa no dia 8 de maio de 2024, na França.

Diferentemente de outras edições, o desenho da tocha será o mesmo para os dois eventos

“Seguindo nossa lógica de construir pontes entre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, este último já compartilha o mesmo emblema e mascote do primeiro. Em Paris 2024, também teremos um design de tocha único”, disse Tony Estanguet, presidente de Paris 2024.

“Quando olhamos para a história, cada tocha é mais linda que as outras, cada uma é única. Cada país tenta mostrar sua criatividade e podemos ver isso. É uma objeto estético que diz algo., completou.

Responsável pelo desenho da tocha, Mathieu Lehanneur explicou as inspirações e a ideia de fazer o objeto simétrico. Ela terá cor champanhe.

“A igualdade é simbolizada pela simetria perfeita. A água é simbolizada pela onda e pelos efeitos de vibração. A paz é simbolizada pela gentileza das curvas”, disse.

“É um sonho que só acontece uma vez na vida, como se fosse um milagroso encontro com a história. Tão ritualística quanto mágica, a tocha é um objeto mítico. É um símbolo de coesão e partilha, é a verdadeira chave dos Jogos. Para Paris 2024, e pela primeira vez em sua história, joga com a simetria perfeita para nos falar melhor sobre a igualdade”, completou.

Curiosidades sobre a tocha de Paris 2024

  • Tamanho: 70cm
  • Diâmetro mínimo: 3,5cm
  • Diâmetro máximo: 10cm
  • Peso: 1,5kg
  • Cor: champanhe
  • Material: ArcelorMittal XCarb® aço de fontes recicladas e renováveis
  • Combustível: biopropano
  • Número de tochas produzidas: 2.000

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.
Leia mais