Ouvindo...

Times

Real Madrid é clube estrangeiro preferido no Brasil e aumenta vantagem sobre Barcelona

Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest no ‘O Maior Raio-X do Torcedor’ reforça hegemonia dos Merengues entre brasileiros

Maior campeão do Campeonato Espanhol, da Champions League e do Mundial de Clubes, o Real Madrid também é o clube preferido dentre torcedores brasileiros. De acordo com a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest no ‘O Maior Raio-X do Torcedor’, 15% dos entrevistados que torcem para um time estrangeiro têm preferência pelos Merengues, que aumentaram a vantagem sobre o rival Barcelona.

Na comparação com os números de 2023, o Real Madrid foi de 13% para 15% da preferência dos torcedores brasileiros, enquanto o Barcelona caiu de 9% para 8%. A diferença, que era de quatro pontos percentuais, passou para sete.

Outras duas mudanças chamam a atenção no comparativo das duas pesquisas. Uma delas é o crescimento do Manchester City, que saiu de 0% para 2% e pode creditar a popularidade às recentes conquistas. Em 2022/23, os Citizens venceram a Tríplice Coroa no futebol europeu, com títulos da Premier League, Copa da Inglaterra e Champions League.

Outro destaque é a perda de prestígio do PSG. O clube francês tinha torcida de 5% dos brasileiros em 2023, mas em 2024, caiu para 1%, muito por conta das saídas de Messi e Neymar, além da ausência de um título de expressão na história recente.

Jovens também reforçam preferência pelos Merengues

O público jovem que acompanha o futebol internacional também reforça a hegemonia do Real Madrid sobre demais equipes do Velho Continente. Dos torcedores de 7 a 15 anos, 10% torce para o clube da capital espanhola, contra 6% de fãs do Barcelona, que é o segundo colocado.

Em relação aos torcedores com 16 anos ou mais, a diferença é ainda maior. O Real Madrid é o preferido para 16% dos entrevistados, com sete pontos percentuais a mais que o rival Barcelona.

Real Madrid pode continuar crescendo no Brasil

Dois motivos podem impactar na sequência da popularidade do Real Madrid entre os torcedores brasileiros. O primeiro é a presença constante de jogadores do país com destaque no elenco, como os atacantes Vini Jr e Rodrygo.

O segundo é a galeria de troféus, que não para de crescer. Na temporada 2023/24, o clube espanhol confirmou o 36º título nacional e está na final da Champions League mais uma vez, em busca do 15º troféu. Em 2025, o Real ainda pode conquistar o Mundial de Clubes pela 9ª vez e aumentar a hegemonia em todas as três competições.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados. A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.

Times estrangeiros com maior torcida no Brasil

  • Real Madrid - 15%
  • Barcelona - 8%
  • Manchester City - 2%
  • PSG - 1%
Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais