Ouvindo...

Times

Flamengo tem a ‘melhor torcida do Brasil’ para 42% dos torcedores; veja ranking

Corinthians, que ocupa a vice-liderança no ranking do tamanho das torcidas, com 17%, tem para 19% dos entrevistados a melhor torcida

Apontado na pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest como o time de 25% dos brasileiros acima de 16 anos e que gostam de futebol, o Flamengo tem a melhor torcida do país para 42% desse público.

O Corinthians, que ocupa a vice-liderança no ranking do tamanho das torcidas, com 17%, tem para 19% dos entrevistados a melhor torcida.

Já o terceiro e quarto colocados nos dois rankings têm situações bem diferentes. O Palmeiras, segundo O Maior Raio-x do Torcedor de 2024, tem 10% da torcida nacional, e o São Paulo, 9%. Quando o assunto é a melhor torcida, os dois clubes aparecem com 5% das indicações.

Mudanças

Atlético e Grêmio, que têm 4% no tamanho das torcidas, na sexta posição, ao lado do Cruzeiro, dividem a quinta colocação quando se trata da melhor torcida, ambos com 3%.

O Vasco, que é quinto em tamanho, com 5% da preferência nacional, é sétimo quando se trata da melhor torcida, empatado com o Internacional, ambos com 2%. O Colorado no ranking de torcedores é nono, com 3%.

Dividindo a sexta colocação do ranking dos torcedores com Atlético e Grêmio, com 4%, o Cruzeiro é nono quando a pergunta é sobre a melhor torcida, com 1%, mesma marca de Santos, Sport, Bahia, Athletico Paranaense e Fluminense.

Metodologia

A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados. A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro
Leia mais