Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest: Neymar tem queda e vê Vini Jr e Endrick crescerem como melhores da Seleção

Longe do futebol europeu há quase um ano, atacante do Al-Hilal segue como preferido dos torcedores, mas vê ‘concorrência jovem’ aumentar na Seleção

Mesmo jogando fora do futebol europeu há quase um ano, o atacante Neymar Jr segue sendo considerado o melhor nome da Seleção Brasileira pelos torcedores. A pesquisa CNN Esportes/Itatiaia/Quaest no “Maior Raio-X do Torcedor” aponta o camisa 10 do Al-Hilal, da Arábia Saudita, como o preferido para 33% da torcida brasileira.

Apesar da liderança, Neymar viu a preferência cair dez pontos percentuais na votação, comparado aos dados de 2023. Na última pesquisa, o jogador tinha 28 pontos percentuais de vantagem para Vini Jr, 2º colocado, com 15% dos votos. Agora, o camisa 7 do Real Madrid teve 18% dos votos e está 15 pontos percentuais atrás de Neymar.

Vale lembrar, ainda, que Neymar não entra em campo desde outubro de 2023, quando rompeu os ligamentos do joelho em partida da Seleção contra o Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Com apenas 17 anos e convocado para a Seleção pela primeira vez em 2023, o atacante Endrick já se coloca em 3º lugar no ranking de preferências do torcedor. Sem votos na última edição da pesquisa, o jovem jogador pulou para 6% na lista dos melhores da Seleção Brasileira. Apesar da pouca idade, Endrick já está de malas prontas para se apresentar ao Real Madrid após a disputa da Copa América 2024, sediada nos Estados Unidos.

Richarlison e ‘medalhões’ caem na pesquisa

O desempenho com a camisa 9 da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022 não agradou ao torcedor. Terceiro melhor jogador da equipe na eleição de 2023, Richarlison, atual atacante do Tottenham-ING, caiu de 8% para 2% dos votos e agora divide a 4ª posição com Rodrygo, do Real Madrid.

Outros nomes que perderam espaço no ranking foram o meio-campista Casemiro e o zagueiro Thiago Silva. Em 2023, eles ocuparam a 4ª e 5ª posições, respectivamente; mas em 2024, tiveram votações ainda menos expressivas.

O meia do Manchester United-ING foi de 3% para 1% dos votos, ocupando a 5ª posição ao lado de Lucas Paquetá, que também é novidade no ranking. Por sua vez, o zagueiro do Chelsea, que já acertou retorno ao Fluminense, caiu de 1% para 0% dos votos e não está mais na lista dos melhores jogadores da Seleção Brasileira.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados. A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.

Os melhores jogadores da Seleção Brasileira

  • Neymar - 33%
  • Vini Jr - 18%
  • Endrick - 6%
  • Richarlison e Rodrygo - 2%
  • Casemiro e Lucas Paquetá - 1%
Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais