Isso porque o dirigente revelou, após a etapa, ter enviado mensagens a Zak Brown, CEO e chefe de equipe da escuderia inglesa, solicitando uma “forcinha” ao brasileiro.
Nas últimas voltas do GP, Bortoleto perseguia Fernando Alonso, da Aston Martin, em busca da sétima colocação. No encalço dos dois, no entanto, estava Lando Norris, da McLaren, que liderava a prova e estava prestes a impôr uma volta de vantagem sobre ambos.
Segundo Wheatley, o pedido feito a Zak era para que Norris não ultrapassasse Gabriel. Com isso, o brasileiro teria pista livre e espaço para atacar Alonso em busca do sétimo lugar. A solicitação, no entanto, foi ignorada.
“Eu estava mais olhando para trás, recebendo voltas, e mandei uma mensagem para o Zak na corrida e disse: ‘Não nos ultrapasse”, revelou o dirigente da Sauber.
Vale destacar que, quando o líder impõe uma volta de vantagem sobre algum piloto, este terminará a corrida com uma volta a menos. Isso ocorre porque, ao receber a bandeirada final, o vencedor encerra a prova, e os demais competidores concluem a corrida assim que cruzam a linha de chegada.
Jonathan disse que o resultado “seria a cereja do bolo”, mas se contentou com a primeira pontuação do brasileiro na Fórmula 1.
“Isso teria sido a cereja do bolo. E acho que poderíamos ter tido um resultado um pouco diferente, mas aí está”, concluiu.
Bortoleto entra em seleta lista de pilotos brasileiros
Com o feito, Bortoleto igualou as marcas de pilotos como Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello e Felipe Massa.
Pilotos brasileiros que pontuaram na temporada de estreia
- Emerson Fittipaldi
- José Carlos Pace
- Ayrton Senna
- Roberto Moreno
- Maurício Gugelmin
- Christian Fittipaldi
- Felipe Massa
- Rubens Barrichello
- Cristiano da Matta
- Nelsinho Piquet
- Felipe Nasr
- Gabriel Bortoleto
* Os pilotos destacados em negrito conquistaram o Mundial de Pilotos