Ouvindo...

Fórmula 1: Bottas é favorito para vaga na Cadillac; Drugovich segue na lista

Equipe estadunidense estreia na categoria na temporada 2026

Bottas (à esq.) é favorito para vaga na Cadillac; Drugovich (à dir.) segue na lista

Os bastidores da Fórmula 1 começam a se aquecer. Próxima de estrear na categoria, a Cadillac mira acertar a contratação de Valtteri Bottas, piloto reserva da Mercedes, nas próximas semanas. Felipe Drugovich, reserva da Aston Martin, segue na lista para a segunda vaga.

Segundo o site Motorsport, representantes da escuderia estadunidense estarão presentes em Silverstone durante o GP da Grã-Bretanha para conversar com candidatos às vagas. De acordo com a publicação, Bottas encabeça a lista de pilotos.

Dirigentes da Cadillac, como Graeme Lowdon, chefe da equipe, e Dan Towriss, chefe do TWG Group, dono da equipe, estarão presentes na reunião com o piloto finlandês. A expectativa da escuderia é anunciar a contratação de um dos pilotos dentro de algumas semanas. Já as tratativas pelo segundo piloto da Cadillac podem se estender até setembro.

Vale ressaltar que o Grande Prêmio da Grã-Bretanha será realizado na primeira semana de julho.

Drugovich e Pérez na mira da Cadillac

A “disputa” pela segunda vaga na Cadillac envolve o piloto brasileiro Felipe Drugovich e o mexicano Sergio Pérez. Segundo a publicação, o ex-Red Bull liderava a lista de pilotos na mira da equipe americana. No entanto, a ausência do mexicano nos paddocks da Fórmula 1 resultaram em uma “perda de prestígio” com a cúpula da Cadillac.

Os rumos da decisão por Pérez ou Drugovich dependerá dos objetivos da escuderia. Caso opte por uma dupla de pilotos experientes, a escolha pelo mexicano se torna uma tendência. Contudo, caso o objetivo seja mesclar a experiência de Bottas, de 35 anos, com um piloto jovem, o brasileiro pode ser o escolhido.

Conforme a Itatiaia antecipou, Drugovich teve conversas preliminares com a Cadillac no começo da temporada. De acordo com uma fonte próxima ao piloto, havia uma aproximação inicial, mas nada além de conversas em estágio “preliminar”.

“Conversas existem o ano inteiro, isso é normal. São conversas informais ainda, nada demais. Uma coisa preliminar”, afirmou.

A reportagem também confirmou que, apesar de Drugovich disputar etapas do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), competir na Fórmula 1 segue como prioridade na carreira do brasileiro.

Leia também

Parceria de Drugovich com a Cadillac

Em 2025, Felipe disputou as 24 Horas de Daytona, pela Cadillac, mas não teve bom resultado. Após liderar parte da prova, o carro do brasileiro teve uma quebra de suspensão e foi para os boxes. A parada para manutenção da peça durou 50 voltas e pôs fim às chances de vitória na prova.

Em junho, o brasileiro disputou as 24 Horas de Le Mans, também pela Cadillac. Porém, novamente o resultado foi frustrante. O carro #311 do trio composto por Drugovich, Frederik Vesti e Jack Aitken não concluiu a prova por falha mecânica.

Cadillac na Fórmula 1

Em março deste ano, a Cadillac foi anunciada como a 11ª equipe do grid da Fórmula 1 a partir de 2026.

A organização da categoria confirmou que a escuderia estadunidense atendeu aos requisitos exigidos pela organização da modalidade e irá se juntar aos outros dez times da Fórmula 1. O time contará com o apoio da TWG Motorsports e da General Motors (GM).

A equipe estreará na categoria com unidades de potência e outros componentes fabricados pela Ferrari.

A partir de 2029, a Cadillac passará a utilizar motores da General Motors, empresa da qual é subsidiária nos Estados Unidos.

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.