Começa, nesta sexta-feira (21), o Grande Prêmio da China, a segunda etapa da temporada 2025 da Fórmula 1.
A prova será disputada no Circuito Internacional de Xangai. A pista tem 5,4 quilômetros de extensão e 16 curvas. O GP terá 56 voltas de duração.
Vale destacar que nesta etapa será realizada a primeira das seis corridas sprint da temporada.
Em 2024, Lando Norris marcou a pole position para a corrida sprint, que foi vencida por Max Verstappen, da Red Bull. Já para a corrida principal, Verstappen largou na liderança e faturou a prova.
McLaren favorita e Ferrari “em busca de conhecimento”
Após a vitória de Lando Norris, da McLaren, no Grande Prêmio da Austrália, a escuderia britânica chega como favorita à etapa chinesa. Dona do carro mais equilibrado do grid, a equipe de Woking busca, nesta temporada, o bicampeonato do Mundial de Construtores.
A Ferrari, por sua vez, depois de decepcionar na primeira corrida da temporada, esperar “virar a página” no circuito chinês.
De acordo com o chefe de equipe da escuderia italiana, Frederic Vasseur, a pista chinesa tem características diferentes do circuito australiano de Albert Park. O dirigente também apontou a corrida sprint na China como fator positivo para o time de Maranello.
Logística afetada para etapa
Segundo o site Motorsport, algumas escuderias sofreram contratempos após o Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne. Isso porque ao menos quatro times tiveram problemas com voos desde o país da Oceania rumo à China.
De acordo com a publicação, McLaren, Red Bull, Mercedes e Aston Martin sofreram com atrasos de deslocamentos e não receberam suas respectivas cargas de equipamentos até o fim da tarde desta quarta-feira (19), no horário chinês.
Bortoleto animado
Representante do Brasil na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto se mostrou animado para o GP da China e revelou detalhes da preparação para a prova.
“A Austrália foi uma grande experiência de aprendizado para mim e estou ansioso para colocar isso em prática (...) Passei muito tempo no simulador me familiarizando com a pista de Xangai. Embora seja um circuito exigente, estou animado para correr lá pela primeira vez”, disse o piloto brasileiro.
Campeonato
Com a vitória na Austrália, Lando Norris lidera o Mundial de Pilotos com 25 pontos conquistados. Max Verstappen, da Red Bull, ocupa a segunda colocação com 18 pontos, e George Russell, da Mercedes, fecha o top 3 com 15 pontos somados.
No Mundial de Pilotos, a liderança é da McLaren. O time inglês lidera a classificação com 27 pontos somados, empatada com a Mercedes, segunda colocada. A Red Bull fecha o top 3 com 18 pontos conquistados.
Programação
Sexta-feira, 21 de março
- Treino livre: 0h30
- Classificação para corrida sprint: 4h30
Sábado, 22 de março
- Corrida sprint: 0h
- Classificação para corrida principal: 4h
Domingo, 23 de março
- Corrida principal: 4h
Horário de Brasília
Onde assistir
- TV aberta: Band (corrida sprint, classificação e corrida principal)
- TV por assinatura: BandSports (Treino livre e classificação para sprint)
- Streaming: F1 TV (Treino livre, classificações e corridas)