Lando Norris, da McLaren, confirmou o favoritismo da equipe e venceu o “caótico” Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1. Max Verstappen, da Red Bull, e George Russell, da Mercedes, completaram o pódio.
A corrida foi marcada por grande mudança nas condições de pista, com forte chuva, estiagem e volta da precipitação.
Gabriel Bortoleto, representante do Brasil na categoria, se acidentou e abandonou a etapa. Na volta 47, o piloto da Sauber tocou na zebra molhada e perdeu o controle do carro. Com isso, o bólido teve quebra da suspensão traseira e bateu na barreira de proteção da pista. O dano resultou na saída de Bortoleto da prova.
Assim como Gabriel, os novatos Jack Doohan, da Alpine, e Isack Hadjar, da Racing Bulls, também abandonaram o Grande Prêmio. Carlos Sainz, da Williams, Liam Lawson, da Red Bull, e Fenando Alonso, da Aston Martin, foram outros pilotos que não completaram a etapa.
Ferrari decepciona, e Antonelli brilha
Cercada de expectativas para a temporada, a Ferrari teve resultado abaixo do esperado na prova. Charles Leclerc terminou a corrida apenas na oitava posição, enquanto Lewis Hamilton ficou com a décima colocação. Os pilotos chegaram a liderar a corrida, mas um erro de estratégia comprometeu o resultado da dupla ferrarista.
Já Kimi Antonelli, substituto de Hamilton na Mercedes, fez uma corrida memorável e estreou na categoria conquistando um quarto lugar. O italiano se tornou o segundo piloto mais jovem a pontuar na Fórmula 1. Antonelli, de 18 anos, fica atrás somente Max Verstappen, que somou seus primeiros pontos com 17 anos de idade.
Pilotos da McLaren vacilam, mas se recuperam
Após breve estiagem, a chuva voltou a cair em Albert Park e complicou a vida dos pilotos da McLaren. Na volta 44, os dois carros da equipe lideravam a prova, mas derraparam. Piastri ficou preso na grama, e Verstappen aproveitou para tomar a liderança.
No fim, Norris e Verstappen fizeram disputa emocionante pela primeira posição. O britânico da McLaren, no entanto, se saiu melhor e conquistou a sua quinta vitória da carreira.
Próxima corrida
Os carros da principal categoria do automobilismo mundial voltam às pistas já na próxima semana, no GP da China. A prova será realizada no Circuito Internacional de Xangai.
Resultados
- 1º Lando Norris (McLaren) em 1h42m06seg304
- 2º Max Verstappen (Red Bull Racing) +0.891s
- 3º George Russell (Mercedes) +8.841s
- 4º Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) +10.713s
- 5º Alexander Albon (Williams)+11.713s
- 6º Lance Stroll (Aston Martin) +17.842s
- 7º Nico Hulkenberg (Kick Sauber) +18.242s
- 8º Charles Leclerc (Ferrari ) +19.826s
- 9º Oscar Piastri (McLaren) +20.448s
- 10º Lewis Hamilton (Ferrari) +22.473s
- 11º Pierre Gasly (Alpine) +29.894s
- 12º Yuki Tsunoda (Racing Bulls) +32.894s
- 13º Esteban Ocon (Haas) +33.161s
- 14º Oliver Bearman (Haas) +40.315s
- NC Liam Lawson (Red Bull Racing) DNF
- NC Gabriel Bortoleto (Kick Sauber) DNF
- NC Fernando Alonso (Aston Martin) DNF
- NC Carlos Sainz (Williams) DNF
- NC Jack Doohan (Alpine) DNF
- NC Isack Hadjar (Racing Bulls) DNF