George Russell cruzou a linha de chegada em primeiro lugar no Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 deste domingo (28), mas não terminou com a vitória. O britânico da Mercedes foi desqualificado da prova em função do carro não ter o peso mínimo necessário apontado no regulamento. Lewis Hamilton herdeu a vitória do companheiro de equipe.
O peso mínimo do carro após a corrida é de 798kg. Após retirar o mínimo de combustível, a Mercedes estava com 1,5kg abaixo do mínimo. Com isso, Russell foi desqualificado.
“Nós claramente cometemos um erro e precisamos aprender com isso. Vamos avaliar o que ocorreu e o que deu errado. Perder uma dobradinha é frustrante e nós pedimos desculpas para George que fez uma bela corrida”, disse Toto Wolff, diretor da equipe.
Todos os pilotos da prova ganharam uma posição. Oscar Piastri (McLaren) terminou em 2º lugar, enquanto Charles Leclerc (Ferrari) fechou o novo pódio.
A Fórmula 1 entra em recesso para as férias durante o verão europeu. As equipes retomam atividades apenas no dia 25 de agosto para o GP da Holanda, no circuito de Zandvoort.