Começam nesta sexta-feira (28) as disputas do Concurso de Paradestramento Internacional (CPEDI), no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo. Mineiro de Belo Horizonte, Luiz Felipe Menin vive expectativa pela importante disputa nacional, que conta pontos para o plano olímpico visando ao Mundial de 2026, Aachen, na Alemanha, caminho para a Paralimpíada de Los Angeles 2028.
“Vamos buscar o sonho de estarmos presentes no Mundial 2026, a nossa primeira missão se aproxima”, afirmou Luiz Felipe, que compete no grau I. O cavaleiro tem consigo um grande parceiro: Enamorado Cariama, um puro sangue lusitano de oito anos.
“Muito obrigado a todos os meus apoiadores e toda a minha equipe que trabalhou e vem trabalhando incansavelmente para nos ajudar a fazer nosso melhor”, completou Luiz Felipe.
Será uma prova nesta sexta e outra no sábado (29), tida por especialistas como a mais importante. Trata-se de uma disputa puramente individual e sem agrupamentos, o que valoriza a nota e a exibição.
No domingo (30), dia derradeiro, haverá uma prova com música. Somente os atletas com média de 60% nos dois primeiros dias montarão nos cavalos para a disputa.
Serão duas provas seletivas em 2025, sendo a segunda em novembro, no Rio de Janeiro. Quatro atletas que tiverem no mínimo 64% de nota em alguma das provas poderão ser convocados pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) para compor a equipe nacional nos Jogos Equestres Mundiais.
Semana Paraequestre
A importante disputa no paradestramento ocorre como parte da I Semana Paraequestre 2025 da CBH.
A semana conta com classificação funcional e oftalmológica no Comitê Paralímpico Brasileiro, curso avançado de treinadores de paradestramento e o próprio concurso.
“As disputas acontecem concomitantemente com um Internacional e Nacional de Adestramento no Clube Hípico de Santo Amaro”, divulgou a CBH.