Organizadora dos Jogos Pan-Americanos, a Panam Sports oficializou duas candidaturas oficiais para receber a edição do evento em 2031. O Brasil pode receber o evento com a dupla Rio-Niteroi. A concorrência será com Assunção, capital do Paraguai.
As duas comitivas apresentaram cartas com as garantias solicitadas pela organização assinadas por presidentes, governadores e prefeitos e Comitês Olímpicos Nacionais de cada país. A candidatura do Brasil foi referendada em Assembleia Geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
O próximo passo do processo de seleção tem prazo para o dia 30 de abril. Até a data, as comitivas devem enviar à Panam Sports o “Dossiê de Candidatura”. O documento detalhará projetos esportivos, infraestrutura, orçamento e fontes de financiamento.
Em maio, a PanAm formalizará as candidaturas e terá um Comitê Avaliador para realizar análises e visitas ao Brasil e ao Paraguai. A expectativa é que, após a análise da organizadora, a decisão seja tomada no segundo semestre de 2025.
Busca por ineditismo
O Rio de Janeiro sediou, recentemente, uma edição de Olimpíada (2016) e Pan-Americano (2007). Caso a candidatura em conjunto for aceita, será a primeira vez que os Jogos Pan-Americanos terão duas cidades como sede do evento.
A edição mais recente dos Jogos Pan-Americanos foi disputado em 2023, em Santiago, no Chile. Em 2027, o evento terá como sede a cidade de Lima, capital do Peru.