Ouvindo...

Prêmio Olímpico Brasileiro: COB premia os principais atletas do país em 2024

Em evento no Rio de Janeiro, nesta quarta (11), Comitê Olímpico Brasileiro celebra as conquistas do Time Brasil nos Jogos de Paris

Em evento no Rio de Janeiro, nesta quarta (11), o Comitê Olímpico Brasileiro realizou a 25ª edição do Prêmio Brasil Olímpico (PBO), celebrando a campanha vitoriosa do Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, com a conquista de 20 medalhas. Confira, abaixo, os atletas premiados nas principais categorias.

  • Troféu Rei Pelé: Rebeca Andrade, da Ginástica Artística
  • Troféu Rei Pelé: Caio Bonfim, da Marcha Atlética
  • Atleta Revelação: Gustavo Oliveira, o ‘Bala Loka’, do BMX Park Freestyle
  • Atleta da Torcida (votação popular):Caio Bonfim, da Marcha Atlética
  • Prêmio Inspire Riachuelo (votação popular): Ana Sátila, atleta da canoagem
  • Troféu Adhemar Ferreira da Silva: José Roberto Guimarães, treinador tricampeão olímpico de vôlei
Leia também

"Às vezes, a gente cansa, mas não pode desistir. Só descansar. Vou para mais um ciclo e tentar mais uma medalha. Acho que sou o primeiro a ganhar uma medalha na quarta Olimpíada. E sai com a melhor lição: acredite nos sonhos de vocês e trabalhe”, disse Caio Bonfim ao recebe o prêmio de “Atleta do Ano”.

“Eu queria dizer que sempre fui uma atleta muito sonhadora, mas nunca imaginei estar aqui e receber esse prêmio. Quero agradecer muito a todos. Minha família, que fez mutirão. Sempre fui a primeira a chegar e a última a ir embora e cheguei a me perguntar se isso teria um retorno. Essa noite está servindo para isso. Muito obrigado por isso”, afirmou Ana Sátila.

A edição 2024 do Prêmio Brasil Olímpico teve uma novidade. Em mais um importante passo na busca de igualdade de gênero no esporte, o COB premiou melhores treinadoras e treinadores de esportes individuais. Até ano passado, somente um profissional era homenageado nesta categoria.

Sarah Menezes, do Judô, foi eleita como melhor treinadora individual. Francisco Parath, da Ginástica Artística, recebeu o prêmio de melhor treinador individual.

Arthur Elias, da Seleção Brasileira de futebol feminino, recebeu o prêmio de melhor treinador de esporte coletivo. A Seleção feminina conquistou o prêmio de “Equipe do Ano”.

A equipe mista de Judô, que conquistou a primeira medalha olímpica da história do Time Brasil nesta categoria nos Jogos de Paris, foi premiada como o “Melhor Evento Misto”. A entidade também premiou os melhores atletas do ano em suas modalidades.

De olho em Los Angeles 2028

O Comitê Olímpico Brasileiro para por um momento de transição com a eleição de Marco Laporta, que assumirá o cargo de presidente a partir de janeiro. O novo mandatário falou sobre o trabalho de transição e os principais desafios a partir de 2025.

“Estamos trabalhando bastante com a equipe, escolhendo nomes importantes. A transição, efetivamente, começa dia 6 de janeiro, mas temos conversado bastante, trocando ideias, informações importantes, para trabalharmos e assumirmos o COB a partir do dia 15 de janeiro”, iniciou Marco Laporta.

“Primeiro, entender qual é o momento do COB, como está a gestão. Temos preocupações em relação a Los Angeles (Jogos de 2028), entendemos que temos uma geração que está perdendo folêgo. Vamos trabalhar, mapear os atletas, e começar a preparação para Brisbane (Jogos de 2032)”, completou o novo presidente eleito do COB.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.
Leia mais