Em evento no Rio de Janeiro, nesta quarta (11), o Comitê Olímpico Brasileiro realizou a 25ª edição do Prêmio Brasil Olímpico (PBO), celebrando a campanha vitoriosa do Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, com a conquista de 20 medalhas. Confira, abaixo, os atletas premiados nas principais categorias.
- Troféu Rei Pelé: Rebeca Andrade, da Ginástica Artística
- Troféu Rei Pelé: Caio Bonfim, da Marcha Atlética
- Atleta Revelação: Gustavo Oliveira, o ‘Bala Loka’, do BMX Park Freestyle
- Atleta da Torcida (votação popular):Caio Bonfim, da Marcha Atlética
- Prêmio Inspire Riachuelo (votação popular): Ana Sátila, atleta da canoagem
- Troféu Adhemar Ferreira da Silva: José Roberto Guimarães, treinador tricampeão olímpico de vôlei
"Às vezes, a gente cansa, mas não pode desistir. Só descansar. Vou para mais um ciclo e tentar mais uma medalha. Acho que sou o primeiro a ganhar uma medalha na quarta Olimpíada. E sai com a melhor lição: acredite nos sonhos de vocês e trabalhe”, disse Caio Bonfim ao recebe o prêmio de “Atleta do Ano”.
“Eu queria dizer que sempre fui uma atleta muito sonhadora, mas nunca imaginei estar aqui e receber esse prêmio. Quero agradecer muito a todos. Minha família, que fez mutirão. Sempre fui a primeira a chegar e a última a ir embora e cheguei a me perguntar se isso teria um retorno. Essa noite está servindo para isso. Muito obrigado por isso”, afirmou Ana Sátila.
A edição 2024 do Prêmio Brasil Olímpico teve uma novidade. Em mais um importante passo na busca de igualdade de gênero no esporte, o COB premiou melhores treinadoras e treinadores de esportes individuais. Até ano passado, somente um profissional era homenageado nesta categoria.
Sarah Menezes, do Judô, foi eleita como melhor treinadora individual. Francisco Parath, da Ginástica Artística, recebeu o prêmio de melhor treinador individual.
Arthur Elias, da Seleção Brasileira de futebol feminino, recebeu o prêmio de melhor treinador de esporte coletivo. A Seleção feminina conquistou o prêmio de “Equipe do Ano”.
A equipe mista de Judô, que conquistou a primeira medalha olímpica da história do Time Brasil nesta categoria nos Jogos de Paris, foi premiada como o “Melhor Evento Misto”. A entidade também premiou os melhores atletas do ano em suas modalidades.
Melhores das Modalidades subindo ao palco! pic.twitter.com/D7BvrhnQLH
— Time Brasil (@timebrasil) December 12, 2024
De olho em Los Angeles 2028
O Comitê Olímpico Brasileiro para por um momento de transição com a eleição de Marco Laporta, que assumirá o cargo de presidente a partir de janeiro. O novo mandatário falou sobre o trabalho de transição e os principais desafios a partir de 2025.
“Estamos trabalhando bastante com a equipe, escolhendo nomes importantes. A transição, efetivamente, começa dia 6 de janeiro, mas temos conversado bastante, trocando ideias, informações importantes, para trabalharmos e assumirmos o COB a partir do dia 15 de janeiro”, iniciou Marco Laporta.
“Primeiro, entender qual é o momento do COB, como está a gestão. Temos preocupações em relação a Los Angeles (Jogos de 2028), entendemos que temos uma geração que está perdendo folêgo. Vamos trabalhar, mapear os atletas, e começar a preparação para Brisbane (Jogos de 2032)”, completou o novo presidente eleito do COB.