Estádio do Vitória, o Barradão completa, nesta segunda-feira (11), 38 anos. Fundado em 11 de novembro de 1986 e construído no bairro de Canabrava, em Salvador (BA), o local foi palco de diversas conquistas e lamentos rubro-negros ao longo das décadas. Em 2024, não foi diferente. A Itatiaia relembra o retrospecto do Leão dentro de seu “santuário” no ano corrente.
Título baiano
O ano do Vitória começou bem. Logo depois de conquistar o título da Série B do Campeonato Brasileiro de 2023, o Leão fez um Campeonato Baiano impecável e voltou a levantar a taça da competição após sete anos.
O primeiro jogo da final contra o Bahia, disputado no Barradão, foi o mais marcante. Após sair perdendo por 2 a 0, o time rubro-negro, à época comandado por Léo Condé, buscou a virada nos minutos finais e levou a vantagem de 3 a 2 para o confronto de volta.
O segundo jogo, na Fonte Nova, terminou empatado em 1 a 1, o que garantiu o troféu estadual para o Vitória.
Eliminação na Copa do Nordeste
Antes de ser campeão baiano, no entanto, o Leão amargou a eliminação da Copa do Nordeste. Com 14 pontos conquistados, o Rubro-Negro terminou a primeira fase do torneio regional na quinta colocação do Grupo B. Somente os quatro primeiros avançavam.
O jogo de despedida da competição foi disputado no estádio rubro-negro. A vitória por 3 a 0 sobre o Treze-PB, na rodada derradeira da fase de grupos, não foi suficiente para levar o time baiano à próxima fase.
Quebra do tabu no Brasileirão
Com um “choque de realidade”, o Vitória não largou bem na Série A do Campeonato Brasileiro. Logo na primeira rodada, foi derrotado pelo Palmeiras por 1 a 0, no Barradão.
O resultado quebrou uma invencibilidade do Rubro-Negro baiano em seu estádio de 23 partidas. Foram 19 vitórias e quatro empates no período.
O mau desempenho no Brasileirão seguiu nas quatro rodadas seguintes, o que culminou na demissão do técnico Léo Condé. Thiago Carpini foi contratado para assumir o cargo.
Eliminação da Copa do Brasil
A estreia de Carpini não poderia acontecer em situação mais tensa. Depois de ter perdido o jogo de ida, no Nilton Santos, por 1 a 0, o Vitória foi derrotado pelo Botafogo por 2 a 1 na volta, no Barradão, e acabou eliminado da Copa do Brasil na terceira fase.
Vale lembrar que o Leão estreou nessa fase porque tinha vencido a Série B do ano anterior.
Recuperação no Brasileirão
O Vitória faz uma campanha de recuperação no segundo turno do Brasileirão. Atualmente, a equipe ocupa a 13ª posição do certame, com 38 pontos. A distância para o RB Bragantino, primeiro clube da zona de rebaixamento, é de dois pontos.
Dos 23 pontos conquistados pelo Leão na metade final da Série A, 13 foram no Barradão. São quatro vitórias, um empate e duas derrotas no período. O último jogo, porém, terminou com revés de 2 a 1 para o Corinthians.
Maiores públicos
Os maiores públicos do Barradão em 2024 foram registrados no primeiro clássico contra o Bahia do Campeonato Baiano, em 18 de fevereiro, e na 33ª rodada do Brasileirão, contra o Corinthians, no último sábado (9).
Nas duas ocasiões, 30.793 pessoas estiveram presentes no estádio rubro-negro. A maior renda foi contra o Flamengo, na 19ª rodada da Série A, em 24 de julho: R$ 1.148.855,00.
Retrospecto completo do Vitória no Barradão em 2024
- Total: 28 jogos, 16 vitórias, 3 empates e 9 derrotas
- Campeonato Baiano: 6 jogos, 6 vitórias
- Copa do Nordeste: 4 jogos, 3 vitórias e 1 empate
- Brasileirão: 7 vitórias, 2 empates, 9 derrotas
- Gols marcados: 48
- Gols sofridos: 32
- Aproveitamento: 60,7%