Além do possível duelo entre Philippe Coutinho e Neymar, Vasco e Santos tiveram uma pequena rivalidade criada recentemente. Em 2023, os times foram rivais diretos na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Naquela ocasião, o Peixe levou a pior e desceu de divisão pela primeira vez em sua história, enquanto o Cruzmaltino se salvou do que seria sua quinta degola. E os dois jogos também foram polêmicos.
O Santos venceu os dois confrontos, mas ambos ficaram marcados. No primeiro, em São Januário, o Vasco foi derrotado por 1 a 0, mas teve muita reclamação da arbitragem em relação a dois penaltis não assinalados.
Na Vila Belmiro, um atropelo do Peixe por 4 a 1 e na ocasião Soldo provocou o Vasco. O atacante do Santos subiu na bola, o que gerou revolta na torcida e nos jogadores cruzmaltinos. A resposta veio em tom de deboche na última rodada do Brasileirão.
Quando o Vasco se livrou do rebaixamento ao vencer o Red Bull Bragantino, o Santos foi derrotado pelo Fortaleza e caiu para a Série B. Para celebrar, diversos jogadores vascaínos subiram na bola em tom de provocação. Como o Peixe estava na Segunda Divisão, os times não se reencontraram mais.
Para a estreia no domingo (30), às 18h30 (de Brasília), o Santos traz uma ligeira vantagem nos confrontos diretos. São 38 vitórias dos paulistas contra 35 dos cariocas, além de 32 empates.