Somente uma derrota ao lado da torcida faz o Vasco sonhar nesta reta final de Série A do Campeonato Brasileiro. Depois de se afastar de vez da zona de rebaixamento, o Cruzmaltino almeja a classificação para a Copa Libertadores do ano que vem.
Atualmente, o Vasco é o nono colocado do torneio com 43 pontos, oito atrás do São Paulo, sexto colocado. No entanto, existe a real possibilidade de abrir mais vagas para a competição e a equipe quer usar o Caldeirão pelo objetivo.
Ao todo, em 2024, são 21 jogos em São Januário, com 13 vitórias, sete empates e somente a derrota para o Criciúma pela Série A do Brasileiro e por 4 a 0. O aproveitamento é de 70%, com 40 gols marcados e 22 sofridos.
Até o final da Série A, o Cruzmaltino tem a chance de fazer mais nove pontos na Colina Histórica: diante de Internacional, Atlético-GO e Atlético, que levariam a equipe aos 52 pontos. Na temporada passada, o 7º colocado foi o Fluminense, com 56 pontos.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a chance de classificação para a Copa Libertadores, com eventuais 56 pontos, é de 34%. Com 52 é de apenas 0,8%.
“A gente espera manter o equilíbrio de defender bem, ter posse de bola, selecionar o ataque, controlar o jogo, principalmente, em casa. A gente precisa fazer isso nos próximos sete jogos para sonhar”, comentou o técnico Rafael Paiva.
O Vasco volta a campo na terça-feira (5), no Estádio Nilton Santos, às 21h30 (de Brasília), diante do Botafogo, pela 32ª rodada da Série A do Brasileiro.