Décima contratação do Sport para a temporada 2025, o zagueiro João Silva foi apresentado na tarde desta quinta-feira (13). O jogador de 26 anos é o segundo reforço português do Leão da Ilha e mostrou que tem perfil de liderança dentro e fora dos campos.
Em entrevista coletiva, João ressaltou que apesar da faixa de capitão ser sinônimo de experiência, ele tem a personalidade de um líder e gosta de ajudar a equipe nesse sentido, independente de usar a braçadeira.
“Eu considero-me um jogador que gosta de ser líder e de ajudar a equipe, não só dentro do campo, mas também fora. Tudo vai do caráter da pessoa, da forma como ela é. Eu sou um jogador que gosto de ter essa personalidade, de poder ajudar a equipa nesse sentido”, complementou.
Antes de tomar a decisão de acertar com o Sport, João entrou em contato com seus compatriotas do clube, o técnico Pepa e o atacante Gonçalo Paciência, para buscar referências, mas o principal motivo para aceitar a proposta foi a grandeza do Leão da Ilha e a competitividade do Campeonato Brasileiro.
"[O Campeonato Brasileiro] é uma Liga muito forte, muitas equipes grandes, podemos contar 10, 15 equipes grandes. É uma liga muito competitiva e eu vim para dar o meu melhor e para crescer enquanto jogador”, declarou o português.
“Acho que a principal razão é a grandeza do clube. Um clube muito grande aqui no Brasil, com muita história, uma torcida enorme, isso motiva um jogador a jogar aqui. Falei com o mister [Pepa], falei com o Gonçalo [Paciência], perguntei como era a vida aqui, como era o clube. Eles só me falaram coisas boas e tenho a certeza que foi a melhor decisão”, concluiu.
João Silva, que defendia o Kortrijk, da Bélgica, assinou contrato definitivo com o Sport até dezembro de 2027. Revelado pelo Sporting-POR, ele também jogou nas categorias de base do Braga-POR, mas não atuou profissionalmente em Portugal. Além do futebol belga, ele defendeu o NK Istra, da Croácia.
João Silva já está regularizado e pode estrear pelo Sport neste sábado (15), no clássico contra o Náutico, pela 8ª rodada do Campeonato Pernambucano. A partida será realizada na Ilha do Retiro, no Recife, e a bola rola a partir das 16h (de Brasília).