Ouvindo...

Times

Copa do Brasil: saiba quantas vezes Sport reverteu desvantagem de dois gols

Após levar 2 a 0 do Atlético no jogo de ida da terceira fase, Leão ainda sonha com classificação às oitavas de final

Reverter dois gols de desvantagem na Copa do Brasil não é uma tarefa fácil. Mas é o que o Sport pretende conseguir na próxima quarta-feira (22), diante do Atlético, pela terceira fase da edição de 2024 da competição nacional.

Depois de perder o jogo de ida, disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte, por 2 a 0, o Leão da Ilha quer surpreender o Galo em seus domínios para avançar às oitavas de final. Para isso, precisa contrariar as estatísticas.

De acordo com levantamento realizado pela Itatiaia, com dados do portal oGol, o clube pernambucano já se viu em tal desvantagem em sete oportunidades ao longo da história da Copa do Brasil. Em duas, conseguiu reverter o placar. O aproveitamento, portanto, é de 28,5%.

Virada já deu título ao Sport

Apesar do número, foi numa virada como essa que o Sport conquistou seu primeiro e único título da Copa do Brasil. Em 2008, após ser derrotado pelo Corinthians por 3 a 1 em São Paulo, o Leão venceu o jogo de volta da final por 2 a 0, na Ilha do Retiro, e levantou a taça da competição.

Naquela época, o regulamento do mata-mata nacional previa vantagem para as equipes que marcassem gols fora de casa. Por isso, não foi preciso disputa de pênaltis para declarar o Rubro-Negro campeão.

Em 2024, a situação é diferente. Qualquer vitória por dois gols de diferença do Sport sobre o Atlético leva a decisão para a marca da cal. Se o Leão vencer por três gols, conquista a vaga para as oitavas de final ainda no tempo regulamentar.

A outra virada de dois gols do clube nordestino na competição ocorreu em 2015. Em confronto válido pela 2ª fase da Copa do Brasil, o Leão da Ilha bateu a Chapecoense por 2 a 0, após perder pelo mesmo placar no jogo de ida, e se classificou nos pênaltis.

Vai poupar?

Diante da maratona de decisões que vive o Sport, o técnico Mariano Soso reconheceu que pode poupar jogadores contra o Atlético. Além do duelo de volta contra o Galo, o clube pernambucano também terá, nesta semana, a semifinal da Copa do Nordeste. No próximo domingo (26), recebe o Fortaleza pela competição regional.

“Existe [a possibilidade de poupar contra o Atlético]. Minha tarefa é colocar em campo jogadores que ache que podem competir com a melhor equipe da Série A hoje”, afirmou Soso no último sábado (18), após a derrota do Rubro-Negro para o Avaí, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Desempenho do Sport na Copa do Brasil após perder 1º jogo por 2 gols*

*Em negrito, o título e a classificação

Quartas de final de 1998

  • Sport 0 x 2 Palmeiras
  • Palmeiras 1 x 1 Sport

2ª fase de 2001

  • Flamengo-PI 2 x 0 Sport
  • Sport 1 x 0 Flamengo-PI

Final de 2008

  • Corinthians 3 x 1 Sport
  • Sport 2 x 0 Corinthians

2ª fase de 2013

  • ABC 2 x 0 Sport
  • Sport 2 x 3 ABC

2ª fase de 2015

  • Chapecoense 2 x 0 Sport
  • Sport 2 x 0 Chapecoense (Sport avançou nos pênaltis)

1ª fase de 2016

  • Aparecidense 2 x 0 Sport
  • Sport 1 x 2 Aparecidense

Oitavas de final de 2023

  • Sport 0 x 2 São Paulo
  • São Paulo 1 x 3 Sport (São Paulo avançou nos pênaltis)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais