Participe do canal e receba as notícias do Sport no WhatsApp

Técnico do Sport faz analogia com o PSG para ponderar sobre Diego Souza

Enderson Moreira admitiu que contratação do atacante está em pauta no Sport para a Série B

Diego Souza interessa ao Sport e está em pauta no clube

As janelas para transferências nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro passam a ficar abertas a partir desta segunda-feira (3). No Sport, a possível contratação mais reverberada é a do atacante Diego Souza, ídolo do clube, que deixou o Grêmio na última sexta-feira (30).

Em entrevista coletiva neste domingo (2), pela primeira vez, o técnico Enderson Moreira admitiu que o atleta de 37 anos está em pauta. No entanto, remeteu até ao PSG para fazer ponderações acerca da decisão de trazer ou não o experiente jogador.

“Tivemos o PSG que levou Lionel Messi, tinha o Mbappé e levou o Neymar. Por que esses caras fora de série, top no mundo, não conseguiram ganhar a Liga dos Campeões, por exemplo? Isso que temos que entender. Por que [Pep] Guardiola [técnico do Manchester City] não quis fazer movimento assim? Tem que entender o momento, a hora, se vai ou não encaixar. Trouxemos jogadores aqui que não conseguiram ainda jogar o que a gente imaginava, faz parte”, afirmou.

Enderson Moreira explicou , após a vitória do Sport diante do Ceará, que Diego Souza passou a ser pauta no clube desde que o jogador deixou oficialmente o Grêmio, na sexta-feira passada. A decisão sobre a contratação de Diego, destacou o treinador, será tomada de maneira conjunta: por ele, a comissão técnica, o presidente do clube, Yuri Romão, e a diretoria de futebol.

“Desde que cheguei aqui nenhuma decisão foi só minha ou foi só do Sport”, começou por responder, intercalado pelo executivo de futebol Jorge Andrade, ao seu lado na coletiva. “Sempre uma construção”, complementou o profissional responsável pelas contratações. Adiante, Enderson seguiu a resposta. “Todo mundo tem responsabilidade”, disse.

“Nós temos que imaginar várias situações, é importante que a gente possa discutir isso. Até que ponto é importante para a gente. Se ele vai encaixar no modelo que já temos, se não vai sobrepor jogador no elenco, qual é a ideia do atleta que pode vir para cá, se ele vem para cá para exigir uma titularidade. Acho que não é o caso do Diego, mas já tive conversa com jogador que queriam vir só para ser titular e descartei”, explicou.

“Não é decisão fácil. É um ídolo, um jogador que eu tenho um carinho, gosto muito, acho um baita jogador, sempre foi. Mas a gente já fez muitos movimentos no mercado anterior a isso. Precisamos pensar. Sei que as medidas que a gente toma não são populistas. Não estou aqui para agradar, estou aqui com o propósito muito claro de fazer o melhor para o Sport e buscar o acesso, esse é o objetivo principal. Temos que avaliar, às vezes, ter muitos atletas para uma posição pode trazer problema para administrar porque vai trabalhar com insatisfação. Isso estamos avaliando”, detalhou o treinador rubro-negro.

Diego Souza não descarta aposentadoria

Enquanto isso, Diego Souza tem como opção também aposentar-se. Recuperado de uma lesão no joelho, o atleta avalia parar de jogar. Encerrar a carreira pelo Sport, porém, também é visto com bons olhos pelo jogador, que tem uma relação muito forte com a torcida rubro-negra.

Diego esteve no clube em duas passagens, em 2014 e 2015 - neste último ano o Sport fez a melhor campanha no Brasileirão por pontos corridos, terminando na sexta posição. No período, fez 78 jogos, marcou 21 gols e deu 21 assistências. Ele voltou novamente em 2016 e permaneceu até 2017. Foram mais 95 jogos, com 36 redes balançadas e 11 passes para gol.

No Sport atual, Diego Souza disputaria a posição com Vagner Love, principal jogador do elenco e artilheiro da equipe e da Série B do Campeonato Brasileiro, com nove gols.

“Vou falar de coração, Diego é um baita jogador, um atleta com uma capacidade técnica absurda, multicampeão, só jogou em grandes clubes, na Seleção Brasileira, um cara fantástico. Isso não está em questão. O questionamento é como vamos trazer o Diego para cá? Ele vai ter as oportunidades que na cabeça dele quer ter? No Grêmio ele teve poucas oportunidades este ano, menos do que talvez ele tinha como expectativa. Se repetir isso aqui, será que ele vai ficar feliz? A gente não sabe, é uma série de fatores que estamos conversando. Estou com a faca no pescoço desde sexta-feira. Vamos esperar. É uma decisão difícil”, disse Enderson.

Com a camisa do Grêmio, clube que defendia desde 2020, Diego Souza somou nesta última passagem pelo clube 158 jogos, com 80 gols marcados e 19 assistências.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.

Ouvindo...