A final do Campeonato Pernambucano reúne um típico clichê do futebol: o melhor ataque contra a melhor defesa. Melhores equipes da primeira fase do Campeonato Pernambucano, Sport - dono do melhor ataque não apenas do Estadual, como do Brasil - e o Retrô - com a defesa menos vazada da competição -, medem forças neste sábado (15), às 16h30, na Arena de Pernambuco. O jogo da volta acontece no dia 22, na Ilha do Retiro.
Dono do ataque mais letal do país com 58 gols, sendo 31 deles no Estadual, o Sport busca nesta decisão reencontrar o caminho dos títulos. Quarenta e duas vezes campeão do Pernambucano, o maior vencedor da competição, o Leão não fatura o Estadual desde 2019.
Um dos principais destaques do time na temporada, o experiente atacante Vagner Love, 38 anos, destacou que o Sport precisa se concentrar, recuperar o fôlego da maratona de decisões pela qual vem passando e focar na vitória diante do Retrô. “A gente deseja ter força e que sejamos efetivos para dar um passo grande para conseguir o objetivo que é o título”, afirmou.
Para o jogo, o técnico Enderson Moreira deverá mandar força máxima a campo - apesar de na próxima semana, o Leão já ter mais uma decisão, no jogo de ida da Copa do Nordeste, no dia 19, contra o Ceará.
A campanha do Sport no Campeonato Pernambucano 2023:
Sport 5 x 0 Íbis (1ª rodada)
Maguary 1 x 1 Sport (2ª rodada)
Sport 2 x 0 Petrolina (3ª rodada)
Salgueiro 1 x 2 Sport (4ª rodada)
Sport 6 x 1 Belo Jardim (5ª rodada)
Sport 1 x 0 Retrô (6ª rodada)
Porto 0 x 0 Sport (7ª rodada)
Sport 4 x 1 Afogados (8ª rodada)
Náutico 2 x 2 Sport (9ª rodada)
Caruaru City 0 x 3 Sport (10ª rodada)
Sport 2 x 0 Santa Cruz (11ª rodada)
Central 0 x 1 Sport (13ª rodada)
Sport 2 x 0 Petrolina (Semifinal)
Dico Woolley confia na força defensiva do Retrô
Pelo lado do Retrô, o técnico Dico Woolley está pelo segundo ano consecutivo na final do Estadual. Com a base de 11 jogadores que ficaram da última temporada, tenta agora superar o Sport para fazer do time de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), pela primeira vez campeão estadual.
Em entrevista à Itatiaia, Dico Woolley exaltou o trabalho de longo prazo que vem realizando na Fênix. Como consequência, a equipe que sofreu apenas nove gols em 13 jogos e marcou 27 gols no mesmo período, espera agora ter forças para bater de frente com o favorito Sport.
“Agora é fazer o que a gente já vem fazendo desde o ano passado, jogando de maneira organizada. O Retrô é conhecido não só pela efetividade do seu ataque, mas pelo segundo ano consecutivo temos a melhor defesa do Pernambucano. E não é só a nossa linha de defesa e o goleiro, a equipe como um todo ataca, mas todos ajudam a defender. É esse espírito que vamos levar para amanhã, de uma coletividade, para defender ainda melhor e parar um ataque eficiente como esse do Sport”, afirmou.
A campanha do Retrô no Campeonato Pernambucano 2023:
Retrô 1 x 1 Santa Cruz (1ª rodada)
Belo Jardim 0 x 5 Retrô (2ª rodada)
Retrô 2 x 0 Central (3ª rodada)
Caruaru City 0 x 4 Retrô (4ª rodada)
Retrô 1 x 1 Náutico (5ª rodada)
Sport 1 x 0 Retrô (6ª rodada)
Retrô 1 x 0 Porto (8ª rodada)
Afogados 0 x 2 Retrô (9ª rodada)
Retrô 0 x 0 Petrolina (10ª rodada)
Maguary 1 x 3 Retrô (11ª rodada)
Retrô 1 x 0 Salgueiro (12ª rodada)
Íbis 1x4 Retrô (13ª rodada)
Retrô 3x1 Salgueiro (Semifinal)
Retrô x Sport
Retrô
Jean; Israel, Renan Dutra, Guilherme Paraíba, João Victor; Ratinho, Jonas e William Marcílio; Radsley, Giva e Gustavo Ermel. Técnico: Dico Woolley.
Sport
Renan; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús; Ronaldo, Fabinho e Jorginho; Labandeira (Edinho), Luciano Juba e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira.
Motivo: jogo de ida da final do Campeonato Pernambucano.
Data e horário: 15 de abril de 2023 (sábado), às 16h30.
Local: Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (RMR)
Árbitro: Diego Fernando (PE)
Auxiliares: Ricardo Chianca e Bruno Vieira (ambos de PE)
Árbitro de vídeo: Tiago Nascimento
Transmissão: TV Globo e streaming DAZN.