Comentarista do Grupo Globo, André Rizek disparou contra a declaração de Raphinha, meia-atacante da Seleção Brasileira. Em entrevista à Romário TV, o jogador, que vive grande fase no Barcelona-ESP, prometeu dar “porrada” nos jogadores argentinos. Argentina e Brasil se enfrentam nesta terça-feira (25), às 21h (de Brasília), no Mâs Monumental, em Buenos Aires, pela 14ª rodada das Eliminatórias.
O jornalista pontuou que a cultura de fazer um jogo tumultuado, historicamente, pertence à Seleção Argentina. O Brasil, por sua vez, na maioria das vezes teve um desempenho melhor em campo.
“O troféu falta de noção e inteligência da semana tem dono, e ninguém tasca: vai para o Raphinha. Tá voando em campo. Fora dele, resolveu provocar, desse jeito, os argentinos. Antes do jogo lá, na casa deles. Faço aqui uma pergunta: se a gente (jogadores brasileiros) tá anunciando que vai dar ‘porrada’ nos argentinos, é porque a gente sabe que, no campo, a gente não é melhor do que eles? Nesse momento, é claro”, iniciou.
“Eu sou do tempo que quem tinha a fama de bater nesse clássico eram os argentinos, não a gente. A gente jogava bola. E fazia, inclusive, craques como Maradona perderem a cabeça contra nossa Seleção. O próprio Raphinha já foi vítima disso, levou uma cotovelada desleal do Otamendi. Essa balança se inverteu? Eles, hoje, são tão melhores que a gente, que a gente fala em dar ‘porrada’, e eles em jogar bola?”, foi além.
Rizek ainda concluiu e disse que um jogo muito físico na capital da Argentina é desfavorável ao Brasil. Ele ainda acrescentou que a única forma do Brasil voltar a ser temido pelos adversários é em campo, com a bola no pé.
“Só meia dúzia de abobalhados vai aplaudir o Brasil porque deu ‘porrada’ em argentino. (...) Só tem um jeito da Seleção voltar a ser tão admirada, do Brasil voltar a ser Brasil: é jogar bola. Joga bola, Brasil”, disse.
Retrospecto recente desfavorável
O histórico recente do clássico é amplamente favorável à Argentina. A última vitória brasileira no confronto ocorreu na semifinal da Copa América de 2019, pelo placar de 2 a 0, em jogo disputado no Mineirão, em Belo Horizonte, quando a Seleção ainda era comandada pelo técnico Tite.
De lá para cá, as equipes se enfrentaram em outras quatro oportunidades, com três vitórias da Argentina e uma igualdade.
Brasil e Argentina nas Eliminatórias
Os “Hermanos”, atuais campeões do mundo, lideram as Eliminatórias, com 28 pontos. Já o Brasil é o terceiro, com 21. Os seis primeiros se classificarão para a próxima Copa. O sétimo colocado irá disputar uma repescagem mundial.