O empate por 1 a 1 entre Brasil e Argentina a noite desta quinta-feira (13), em Caracas, na Venezuela, deixou para a última rodada a definição do campeão do Sul-Americano Sub-20. Mas qual o cenário para cada uma das seleções ficar com a taça?
Brasil e Argentina estão empatados com dez pontos, em quatro partidas, na ponta do hexagonal final, que reúne também Colômbia, Paraguai, Uruguai e Chile. A Seleção Brasileira aparece na frente pelo desempate no saldo de gols, 4 a 3. É com mente neste quesito que brasileiros e argentinos entrarão na rodada decisiva neste domingo (16).
A Seleção enfrenta o Chile, lanterna do hexagonal com um ponto, enquanto os argentinos encaram os paraguaios. Os jogos serão na cidade de Puerto La Cruz e os horários ainda serão divulgados.
Se um dos times ganhar, e o outro não, ou empatar, e o outro perder, será o campeão. Se ambos ganharem, ou perderem, a definição do título vai para o saldo de gols. Empate duplo nos jogos dá a taça ao Brasil.
Por isso será importante ganhar, mas também com uma boa diferença de gols. É provável que o Brasil faça o último jogo do dia, com a Argentina entrando em campo antes, portanto o time de Ramon Menezes saberá exatamente o que precisará fazer para sair com a taça.
“Foi um jogo complicado, saímos perdendo no primeiro, mas tivemos cabeça ao voltar para o segundo tempo. Botamos a bola no chão, conseguimos o gol de empate e agora, se Deus quiser, vamos sair daqui da Venezuela campeões”, disse o atacante Rayan, do Vasco, autor do gol brasileiro contra a Argentina.
“Mas ainda não tem nada ganho. Vamos enfrentar o Chile com os pés no chão”, continuou o atacante.
O Brasil é o maior vencedor do Sul-Americano Sub-20, com 12 taças, seguido pelo Uruguai, que tem oito. A Argentina possui cinco.
Os dois países estão classificados para o Mundial Sub-20 do Chile, que será entre setembro e outubro deste ano. Colômbia e Paraguai também se garantiram, além dos chilenos, qualificados como país-sede.