Dorival faz alerta para futuro do futebol brasileiro: ‘Vamos ter problemas’

Técnico da Seleção Brasileira palestrou em evento da CBF em São Paulo

Dorival palestrou em evento da CBF

Técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior se mostrou preocupado com o futuro próximo do futebol nacional. Nesta terça-feira (26), o treinador participou de uma palestra promovida pela CBF Academy, núcleo de formação de profissionais de futebol.

Dorival alertou para o aumento na permissividade para estrangeiros atuarem no futebol brasileiro. A partir de 2023, a CBF autorizou que os clubes possam ter até nove jogadores estrangeiros inscritos nas competições nacionais. O treinador usou a Itália como exemplo.

“A Itália abriu para a comunidade europeia. 11 jogadores nos seus clubes. Equipes com 11 atletas e nenhum formado na Itália. Ficaram fora de duas copas. Não perceberam quanto foi prejudicial. Estamos com nove autorizados. Nove estrangeiros. É um detalhe para rediscutir esse processo. De 20 clubes da Série A, 12 centroavantes são estrangeiros. Vamos ter problemas daqui a um ou dois anos porque não teremos quem vender. Jovens saem prematuramente. Eles finalizam formação em clubes europeus. Pagaremos preço alto daqui a pouco”, disse Dorival, em sua palestra.

Ainda na palestra, que teve como temática a profissionalização e formação de profissionais, Dorival destacou o trabalho realizado pela CBF na educação de novos profissionais do futebol.

“Eu era auxiliar do Muricy no Figueirense, ele saiu para o Inter, eu fui diretor de futebol por 10 meses. aprendi, questionei como ex-atleta… Tudo que foi feito como jogador é zerado, dificuldades são maiores, cobrança é muito maior. Dada aquela oportunidade, a gente tinha auxiliar, preparador, médico, massagista, um roupeiro. Essa era comissão técnica do Figueirense em 2003 ou 2004. E pegando a relação do Flamengo, a gente tinha 47. Muitas mudanças em 20 anos. Todos estamos aprendendo, buscando excelência”, acrescentou.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Responsável por acompanhar o dia a dia de Corinthians e Santos pela Itatiaia Esporte. Passagem também como repórter do portal Meu Timão

Ouvindo...