Técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior revelou os planos para a volta de Neymar à Amarelinha. Em entrevista ao CNN Esportes S/A, o comandante destacou que é preciso ter paciência com o retorno do camisa 10.
Dorival garantiu que vê Neymar como um pilar da Seleção. Apesar disso, não pretende acelerar a volta do astro por conta de seu recente histórico de lesões.
“Olha, eu nunca escondi isso (Neymar ser pilar). Primeiro porque foi meu atleta lá atrás. Segundo a confiança que todos nós temos nele, a capacidade técnica diferenciada, o que representa para nossa seleção e, acima de tudo, que possamos ter a paciência para que ele complete todo esse processo que ele precisa para uma boa recuperação”, revelou o treinador.
“Não tem motivos agora para uma uma aceleração agora, para fazer isso muito perto de uma Copa do Mundo. Ele saiu de um ano praticamente de lesão, atuando apenas 20 minutos, fazendo apenas uma segunda partida, voltando de um processo muito delicado. Por isso, temos que ter essa calma, equilíbrio, aguardar a completa recuperação e, principalmente, que ele readquira a sua confiança. Isso é fundamental. Isso acontecendo, não tenho dúvidas que teremos, novamente, um dos grandes jogadores do futebol mundial. Um atleta que pode ser um diferencial na nossa equipe”, apontou.
Dorival Júnior seguiu rasgando elogios a Neymar e o definiu como um jogador “raro”, do mesmo quilate de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Por outro lado, o técnico não quer a “Neydependência” na Seleção.
“Eu acho que todo mundo percebeu a importância que tem um jogador como o Neymar, as qualidades que ele possui. É uma satisfação você poder ter um atleta desse nível vestindo a camisa da Seleção Brasileira. São poucos no mundo, são raros, são jogadores de exceção, são jogadores de um nível fantástico em que eles fazem com que todos os jogadores em campo acreditem um pouco mais em si, apenas com a presença de cada um deles. Messi é assim, Cristiano Ronaldo é assim, Neymar é assim”, destacou.
Neymar
O craque ficou afastado dos gramados por mais de um ano por conta de uma grave lesão ligamentar no joelho esquerdo, durante o jogo entre Uruguai e Brasil, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, em 2023.
Em outubro, o atleta voltou a atuar pelo Al-Hilal. Desde então, fez duas partidas, mas sofreu uma contusão muscular na coxa durante o embate contra o Esteghlal, do Irã, na última segunda-feira (4), pela Liga dos Campeões da Ásia.
A tendência é que Neymar fique no departamento médico entre quatro e seis semanas.
O Brasil de Dorival Júnior volta a campo na próxima quinta-feira (14), contra a Venezuela, no Estádio Monumental, em Maturín.
*Em colaboração com o portal Itatiaia Esporte