Como em toda convocação, Dorival Júnior vai precisar mexer na lista da Seleção Brasileira por causa de lesões. Neste sábado (9), a CBF anunciou os cortes do zagueiro Eder Militão e do atacante Rodrygo, ambos do Real Madrid.
Os substitutos serão Léo Ortiz, defensor do Flamengo, e Gabriel Martinelli, atacante do Arsenal. Eles vão se apresentar nesta segunda-feira (11), em Belém, onde o Brasil inicia a preparação para os jogos de novembro pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Veja a classificação das Eliminatórias
A lesão de Militão é grave e ele só voltará a jogar no segundo semestre de 2025. Ele rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito. É a mesma lesão sofrida em 2023, mas na outra perna.
O problema de Rodrygo é muscular e ele ficará menos tempo em recuperação, mas não vai voltar a tempo de defender a Seleção Brasileira nas duas próximas semanas.
Martinelli esteve na última lista de Dorival, para os jogos contra Chile e Peru, em outubro, quando Vinícius Júnior, do Real Madrid, e Estêvão, do Palmeiras, ficaram fora por causa de lesão.
Já Léo Ortiz foi convocado em outras três oportunidades, entre 2021 e 2022, na época em que jogava no Red Bull Bragantino e com Tite como o treinador da Seleção. Ele disputou a Copa América de 2021, no Brasil.
O roteiro da Seleção em novembro
O Brasil vai enfrentar, pela 11ª rodada das Eliminatórias, a Venezuela no dia 14 de novembro, uma quinta-feira, às 18h (de Brasília). O jogo será no estádio Monumental de Maturín. Por logística, a direção da confederação brasileira decidiu que a apresentação dos atletas e treinamentos antes da viagem à Venezuela serão em Belém.
O grupo chega à capital do Pará no dia 11, uma segunda-feira. Os treinos serão no estádio Mangueirão, nos dias 11, 12, e 13. No dia 13, o grupo embarca a Maturín, à tarde, em voo fretado.
“Depois de muitas reuniões e avaliações em relação a este jogo específico da Venezuela, o Departamento de Seleções tomou a decisão de fazer a preparação para este jogo em Belém por vários motivos. O primeiro é a localização. A cidade é bem mais próxima de Maturín, um voo de aproximadamente 2 horas e 45 minutos, enquanto outras possibilidades no Brasil o voo seria muito mais longo”, disse Rodrigo Caetano, diretor de Seleções da CBF.
Após o jogo contra a Venezuela, o grupo viaja a Salvador, na Bahia, onde vai enfrentar no dia 19 de novembro, uma terça-feira, o Uruguai, na Arena Fonte Nova. O jogo, pela 12ª rodada das Eliminatórias, será às 21h45 (de Brasília).
Na capital baiana, os treinamentos serão no estádio Barradão, do Vitória. Os horários ainda serão anunciados.
O Brasil goleou o Peru por 4 a 0, em 15 de outubro, em Brasília, e chegou à quarta colocação das Eliminatórias, após dez jogos, com 16 pontos. A Argentina lidera com 22. Os seis primeiros colocados, após 18 rodadas, se classificam para a Copa do Mundo de 2026, e o sétimo vai disputar uma repescagem mundial.
Veja a lista de convocados
Goleiros
- Bento (Al-Nassr-Arábia Saudita)
- Ederson (Manchester City-ING)
- Weverton (Palmeiras)
Laterais
- Danilo (Juventus-ITA)
- Vanderson (Monaco-FRA)
- Guilherme Arana (Atlético)
- Abner Vinícius (Lyon-FRA)
Zagueiros
- Murillo (Nottingham Forest-ING)
- Gabriel Magalhães (Arsenal-ING)
- Marquinhos (PSG-FRA)
- Léo Ortiz (Flamengo)
Meio-campistas
- André (Wolverhampton-ING)
- Andreas Pereira (Fulham-ING)
- Gerson (Flamengo)
- Bruno Guimarães (Newcastle-ING)
- Lucas Paquetá (West Ham-ING)
Atacantes
- Estêvão (Palmeiras)
- Igor Jesus (Botafogo)
- Gabriel Martinelli (Arsenal)
- Savinho (Manchester City-ING)
- Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP)
- Luiz Henrique (Botafogo)
- Raphinha (Barcelona-ESP)