Ouvindo...

Dorival critica a derrota de Vini Jr para Rodri na premiação do Bola de Ouro

Atacante brasileiro ficou em segundo após anúncio de votos de revista francesa; treinador classificou de injusta

Dorival Júnior, técnico da Seleção Brasileira, classificou como injusta a premiação do Bola de Ouro de 2024, que deu a Rodri, não a Vinícius Júnior, o troféu de melhor jogador da temporada 2023/2024. O resultado foi anunciado na segunda-feira (28), em Paris, e teve boicote do Real Madrid, clube do atacante brasileiro que não viajou à França para participar do evento.

Veja a classificação das Eliminatórias

“Eu tive uma conversa um [Vinícius] dia antes, não após. Prefiro fazê-la pessoalmente. Uma situação injusta, uma premiação individual. Dentro disso, um atleta destaque, ágil, letal, talento mostrado ao mundo todo, acredito que tenha sido ele. Nada contra quem ganhou, reconhecimento de um dos grandes atletas do futebol mundial, que se destacou muito, mas o Vinícius, pelo trabalho que fez, deveria ter uma atenção diferente”, disse Dorival Júnior.

O atacante voltou a ser convocado, nesta sexta-feira (1), para os jogos de novembro da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Ele esteve fora da lista de outubro por causa de uma lesão no ombro. O Brasil vai enfrentar a Venezuela, em Maturín, no dia 14 de novembro, às 18h (de Brasília), e o Uruguai em 19 de novembro, na Arena Fonte Nova, às 21h45 (de Brasília), pelas rodadas 11 e 12.

“O maior prêmio que ele talvez tenha ganho pode ter sido o reconhecimento do seu povo. A grande maioria percebeu a injustiça ao atleta que, por merecimento, poderia ter essa premiação. Sempre acreditei no futebol como devemos premiar coletivamente a equipe. Possamos premiá-lo coletivamente, todos os brasileiros, se Deus quiser, daqui a um tempo na decisão da Copa do Mundo. Essa é a torcida que fica, confiando e acreditando que ele terá outras temporadas para confirmar aquilo que sabemos, que ele foi o melhor jogador das últimas competições, sendo decisivo em muitos momentos”, completou Dorival.

Rodri, de 28 anos, jogador do Manchester City-ING, venceu a votação da revista France Football de melhor jogador entre os homens, para a temporada 2023/2024, e se tornou o terceiro espanhol a receber o troféu em 68 anos de existência da Bola de Ouro. Luis Suárez, que se destacou no Barcelona, ganhou em 1960, e Alfredo Di Stéfano, argentino naturalizado espanhol e ídolo do Real Madrid-ESP, teve o troféu em 1957 e 1959.

O Brasil não ganha o troféu desde 2007, quando Kaká, então no Milan, foi considerado o melhor da temporada.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.
Leia mais