Pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira, o astro Rivaldo não poupou críticas ao time comandado por Dorival Júnior após a derrota por 1 a 0 para o Paraguai, nessa terça-feira (10), pela oitava rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo.
Mais uma vez, o futebol da Seleção Brasileira não encaixou. O desempenho coletivo ficou muito abaixo do esperado. O Brasil assustou o Paraguai em lances isolados, a maioria deles em função de individualidades.“Não é a Seleção que os torcedores e quem ama futebol gosta de ver. É um futebol muito pobre. A Seleção está passando por momentos muito complicados e difíceis”, disse Rivaldo, em entrevista à Betfair.
Com a derrota, o Brasil ocupa a quinta colocação nas Eliminatórias Sul-Americanas, com dez pontos em oito apresentações. O aproveitamento é de 41,66%.
O próximo compromisso da Seleção nas Eliminatórias será em outubro, contra o Chile, em Santiago. Em seguida, o Brasil enfrentará o Peru no Mané Garrincha, em Brasília.
“A derrota para o Paraguai, que tem uma Seleção muito inferior à do Brasil, é triste, e isso deixa o povo brasileiro revoltado. Mas os jogadores precisam seguir, não tem como escapar disso. Não dá para voltar atrás. Temos que pensar no Chile fora de casa, que está em um momento muito ruim. Se perdemos para os chilenos, fica ainda mais complicado, porque estamos cada vez mais próximos do começo da Copa do Mundo e já deveríamos estar bem mais preparados e entrosados. A essa altura, as outras seleções já estariam preocupadas com o Brasil”, completou.
Afirmação de Dorival
Antes do jogo contra o Paraguai, o técnico Dorival Júnior cravou em entrevista coletiva que a Seleção Brasileira estará na decisão do Mundial em 2026, na América do Norte. “Não tenho dúvida (que vamos reconquistar o torcedor) e podem esperar que estaremos na final da Copa do Mundo, podem me cobrar.”
Rivaldo viu essa declaração como autoconfiança. “Qualquer treinador na Seleção Brasileira precisa ter essa confiança. Se não confia no elenco e no trabalho dele, fica complicado demais. Mas sem dúvida, ele sabe que o momento não é bom e que hoje não sabemos como vamos chegar ao Mundial. Temos grandes jogadores, mas eles precisam ter personalidade para jogar e ter mais vontade e coração na ponta da chuteira, porque essas atuações prejudicam a todos”.
Rivaldo ainda emendou: “Ser destaque no seu time e não jogar bem na Seleção, pesa até quando ele volta para sua equipe. Os veteranos precisam cobrar dos mais novos essa vontade e também acho que o Dorival precisa convocar quem é destaque no momento e está jogando melhor”.