O volante Luiz Gustavo será um desfalque importante para o São Paulo na partida contra o Atlético, neste domingo (6), às 16h, no Mineirão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogador se queixou de dores na região torácica ao chegar ao CT da Barra Funda e, após avaliação do departamento médico do clube, foi imediatamente encaminhado ao Hospital Albert Einstein.
Após a realização de exames de imagem, foi detectado um quadro de tromboembolismo pulmonar, uma condição grave caracterizada pela obstrução de artérias do pulmão por coágulos sanguíneos. O atleta segue internado para observação e tratamento, devendo permanecer sob cuidados médicos pelos próximos dias.
O São Paulo informou o estado de saúde de Luiz Gustavo por meio de uma publicação nas redes sociais.
Após se queixar de dores na região torácica na chegada ao CT, o volante Luiz Gustavo foi avaliado pelo departamento médico do clube e imediatamente encaminhado para o Hospital Albert Einstein, onde passou por exames de imagem que verificaram a existência de um tromboembolismo… pic.twitter.com/sbrIzLy5oC
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) April 5, 2025
Entenda o caso
O tromboembolismo pulmonar (TEP) é uma condição médica crítica caracterizada pela obstrução de uma artéria pulmonar por um coágulo sanguíneo, frequentemente resultante de trombose venosa profunda.
Os principais sintomas incluem dor no peito e falta de ar, podendo levar a um colapso cardiovascular em casos severos.
O tratamento envolve o uso de anticoagulantes e, em casos graves, a embolectomia, além de estratégias de prevenção como a movimentação regular e o controle dos fatores de risco.
Desfalques
Além de Luiz Gustavo, o técnico Luis Zubeldia também não contará com jogadores importantes, como Lucas Moura, devido a um trauma no joelho direito, Pablo Maia, que se recupera de uma lesão ligamentar no tornozelo direito e precisou passar por cirurgia, além do meia Oscar, que teve diagnosticada uma nova lesão muscular na coxa esquerda.
Provável escalação e momento
Sem Luiz Gustavo, o técnico Luis Zubeldía deve manter a base da equipe que estreou na Copa Libertadores da América com vitória sobre o Talleres-ARG por 1 a 0, na última quarta-feira (2), fora de casa.
A provável escalação do Tricolor para enfrentar o Atlético é: Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Alan Franco (Sabino) e Welington (Enzo Díaz); Alisson, Bobadilla e Marcos Antônio (Luiz Henrique); Luciano, Calleri e Ferreira.
No Campeonato Brasileiro, o São Paulo vem de um empate por 0 a 0 com o Sport, na primeira rodada.
*Em colaboração com o portal Itatiaia Esporte